A Medida de Confiar é Confiar Sem Medida? Estudo sobre o Efeito da Confiança na Criação e na Captura de Valor na Relação Comprador-Fornecedor

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Co-orientadores
Tipo de documento
Working Paper
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho analisou o efeito da confiança tanto na criação quanto na captura de valor nas relações comprador-fornecedor. A confiança tem papel central em relações colaborativas, pois atua como um efetivo mecanismo de governança relacional, que minimiza os custos de transação, e promove o engajamento das firmas em atividades de criação de valor. Com base em 117 díades, os resultados demonstram haver tanto o ‘lado brilhante’ quanto o ‘lado obscuro’ da confiança, que aparecem em momentos diferentes da relação: a confiança é brilhante para a criação de valor e tem um lado obscuro na captura do valor, quando em excesso.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas
Citação