Eficiência técnica de cursos de administração: uma análise conjunta de DEA e SFA.

dc.contributor.advisorGramani, Maria Cristina Nogueira
dc.contributor.authorMiranda, Rodrigo Oliveira De
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorMiranda, Rodrigo Oliveira De
dc.date.accessioned2021-09-13T03:12:58Z
dc.date.accessioned2015-10-13T21:47:38Z
dc.date.available2021-09-13T03:12:58Z
dc.date.available2015-10-13T21:47:38Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.description.abstractA eficiência técnica da educação superior tem sido muito estudada através da Análise Envoltória de Dados (DEA) ou da Análise de Fronteira Estocástica (SFA). Dadas as vantagens e desvantagens associadas a cada metodologia, as estimativas de eficiência derivadas dessas análises nem sempre são convincentes. Este trabalho utiliza ambas as técnicas em um mesmo conjunto de cursos de administração de instituições de ensino com fins lucrativos e compara os resultados obtidos para ajudar administradores a melhor utilizarem os recursos de sua instituição. Foi encontrada uma alta correlação entre os níveis de eficiência estimados em todos os modelos aplicados, sugerindo que os resultados são relativamente robustos para o modelo DEA aplicado ou para a premissa de distribuição da SFA, entre outras especificações. Altos níveis de eficiência técnica são associados com os resultados da DEA e um alto desvio padrão dos resultados é associado com os resultados da SFA. Para analisar as implicações dos resultados para os administradores, ambas as metodologias são complementares quando os resultados são consistentes e é necessário cautela para analisar os dados quando os resultados são contraditórios.pt_BR
dc.description.otherThe technical efficiency of the higher education has been variously studied utilizing either Data Envelopment Analysis (DEA) or Stochastic Frontier Analysis (SFA). Given the strengths and weaknesses associated with these two approaches, the efficiency estimates derived from these analyses are not always convincing. This work applies both approaches to the same set of business administration courses of for-profit higher education institutions and compares the results obtained to help managers on having better use of the institution's resources. A high degree of correlation is found between the efficiency estimates derived from all the models applied, suggesting that results are relatively robust to the DEA model applied or the distributional assumption under SFA, among other specifications. High levels of technical efficiency are associated with DEA results and high standard deviation of the efficiency results are associated with SFA. In analyzing the implications of the results for management, both approaches are complementary when the results are consistent and it is necessary caution to analyze data when the results are contradictory.pt_BR
dc.format.extent106 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/954
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectFronteira de eficiênciapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAnálise envoltória de dadospt_BR
dc.subjectAnálise de fronteira estocásticapt_BR
dc.subjectEfficiency frontierpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectData envelopment analysispt_BR
dc.subjectStochastic frontier analysispt_BR
dc.titleEficiência técnica de cursos de administração: uma análise conjunta de DEA e SFA.pt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
local.contributor.boardmemberMattos, Enlinson Henrique C. De
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Rodrigo Oliveira de Miranda_Trabalho.pdf
Tamanho:
2.43 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Rodrigo Oliveira de Miranda_AutorizacaoAluno.pdf
Tamanho:
448.38 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: