Monitorando a Polícia: Um  Estudo sobre a Eficácia dos  Processos Administrativos  Envolvendo Policiais Civis na  Corregedoria Geral da Bahia no  Período 2005-2006
Autores
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Tipo de documento
Working Paper
Data
2008
Resumo
No âmbito dos serviços públicos, há uma crescente preocupação sobre como aumentar a 
eficácia da organização governamental, incluindo maiores níveis de transparência e 
responsabilização. No caso específico da segurança pública, sendo o próprio sistema policial 
o responsável por identificar desvios de conduta na sociedade, este processo torna-se 
problemático quando as disfunções ocorrem dentro da estrutura da própria corporação. Nesta 
perspectiva, o presente estudo pretende compreender a dinâmica dos processos 
administrativos abertos contra policiais civis na Corregedoria Geral da Secretaria de 
Segurança Pública do Estado da Bahia no período 2005/2006, tomando como referência a 
conclusão, ou não, dos processos. Após uma discussão teórica que situa a delegação de 
autoridade e os mecanismos de influência na organização, análises quantitativas realizadas em 143 processos sugerem que atributos de função, posição na hierarquia e os relacionamentos 
desenvolvidos ao longo do exercício da atividade policial contribuem para o retardamento da 
conclusão dos processos administrativos na Corregedoria Geral. Assim, os resultados indicam 
que policiais parecem usar de canais de influência formal ou informal no sistema visando 
atenuar a ameaça de punição – uma conduta, portanto, desalinhada com o interesse público.
Palavras-chave
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
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Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas
