Envolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadas

dc.contributor.authorSzylit, Flavia
dc.contributor.authorGIULIANA ISABELLA
dc.contributor.authorSalmonson Guimarães Barros, Lucia
dc.coverage.cidadeSanta Mariapt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorSzylit, Flavia
dc.creatorSalmonson Guimarães Barros, Lucia
dc.date.accessioned2022-10-20T18:45:15Z
dc.date.available2022-10-20T18:45:15Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi identificar a relação entre o envolvimento do consumidor com uma marca, a percepção de seu reposicionamento e o consumo da marca reposicionada. Utilizou-se a rede de fast food Mc Donald’s, que incluiu alimentos saudáveis em seu cardápio como parte do esforço de reposicionamento da marca. A coleta de dados foi feita por meio de questionários on-line, os quais foram respondidos por uma amostra de 214 indivíduos. Para a análise de dados, utilizou-se a econometria, per mitindo a elaboração de um modelo de equações simultâneas com duas regressões, nas quais as variáveis dependentes são percepção e consumo. Os resultados indicaram que a percepção do reposicionamento depende positivamente da postura que o consumidor assume frente a uma alimentação balanceada e da frequência com que ele vai ao McDonald’s. Essa relação é negativa para as variáveis idade, sexo, escolari dade do consumidor e da importância que ele dá ao valor nutricional dos alimentos. O estudo sugere que a percepção é influenciada por estímulos pessoais e pelo envolvimento afetivo com a marca. Por outro lado, a aderência ao novo posicionamento não é influenciada por nenhum tipo de envolvimento, mas sim pelos estímulos pessoais dos consumidores.pt_BR
dc.format.extent228 - 246pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.issn1983-4659pt_BR
dc.identifier.issue2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4344
dc.identifier.volume11pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administração da Universidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.relation.urihttps://www.redalyc.org/journal/2734/273457120004/273457120004.pdfpt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectEnvolvimentopt_BR
dc.subjectMarcas Reposicionadaspt_BR
dc.subjectPercepção de Marcapt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectEconometriapt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleEnvolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadaspt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b
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