Envolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadas
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Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2018
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Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre o envolvimento do consumidor com uma
marca, a percepção de seu reposicionamento e o consumo da marca reposicionada. Utilizou-se a rede
de fast food Mc Donald’s, que incluiu alimentos saudáveis em seu cardápio como parte do esforço de
reposicionamento da marca. A coleta de dados foi feita por meio de questionários on-line, os quais foram
respondidos por uma amostra de 214 indivíduos. Para a análise de dados, utilizou-se a econometria, per mitindo a elaboração de um modelo de equações simultâneas com duas regressões, nas quais as variáveis
dependentes são percepção e consumo. Os resultados indicaram que a percepção do reposicionamento
depende positivamente da postura que o consumidor assume frente a uma alimentação balanceada e da
frequência com que ele vai ao McDonald’s. Essa relação é negativa para as variáveis idade, sexo, escolari dade do consumidor e da importância que ele dá ao valor nutricional dos alimentos. O estudo sugere que a
percepção é influenciada por estímulos pessoais e pelo envolvimento afetivo com a marca. Por outro lado,
a aderência ao novo posicionamento não é influenciada por nenhum tipo de envolvimento, mas sim pelos
estímulos pessoais dos consumidores.
Palavras-chave
Titulo de periódico
Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria
Título de Livro
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Idioma
Português
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Ciências Sociais Aplicadas