GIULIANA ISABELLA
Unidades Organizacionais
Resumo profissional
person.page.researcharea
Nome para créditos
81 resultados
Filtros
Configurações
Resultados da Pesquisa
Agora exibindo 1 - 10 de 81
Dissertação Investigando os diferentes canais de venda na percepção de valor e de justiça de preço e seus efeitos em pessoas ocupadas(2021) SILVA, DAVI RACHMAN DAO crescimento dos smartphones e do ecommerce impulsionou o avanço de diferentes canais de venda que tiveram impacto na forma que os consumidores são afetados por estes canais. Esta dissertação busca contribuir com entendimento dos canais de vendas e se há diferença na percepção de valor e percepção de justiça de preço entre os canais online, multicanal e omnicanal. Além disso, busca entender se há alguma influência de busyness nesta relação de canais com percepção de valor e justiça de preço. Como metodologia, foram realizados dois experimentos, através de questionários com respondentes brasileiros. No primeiro experimento foram obtidos dados sobre o efeito dos canais em percepção de valor e justiça de preço e na segunda pesquisa o foco foi na possível influência moderadora de busyness sobre esse efeito. Com os dados obtidos destas pesquisas, foram realizadas regressões pelo método de mínimos quadrados ordinários. Como resultado, obtivemos que o multicanal possui um efeito positivo e estatisticamente significante sobre a percepção de valor em relação ao canal online, enquanto na justiça de preço a multicanalidade e omnicanalidade obtiveram efeitos positivos e estatisticamente significantes em relação ao canal online. Entretanto, não observamos um efeito moderador estatisticamente significante de busyness sobre o efeito dos canais em percepção de valor e justiça de preço.Artigo Científico The effect of facial expression on emotional contagion and product evaluation in print advertising(2020) GIULIANA ISABELLA; Vieira, Valter AfonsoDissertação Busyness e lazer: seus impactos na Percepção de Status e Felicidade(2021) Kondo, Luiza SanaeTodos parecem estar sempre ocupados, corridos e em busca da felicidade. Em conversas casuais é comum que as pessoas identifiquem suas próprias vidas como ocupadas, com excesso de horas despendidas no trabalho. Por outro lado, há um desejo por aproveitar a vida com momentos de lazer, que se traduz na busca por ser feliz. O aumento na produtividade trouxe como resultado um aumento no consumo e um crescente sentimento de estar ocupado. A partir desta visão individual, como as empresas podem entender o que seu consumidor deseja? A percepção que seu consumidor tem em relação ao seu grupo aspiracional precisa ser entendida para que as empresas possam então se comunicar da melhor forma com seu público-alvo. O público-alvo e o grupo aspiracional deste público-alvo tem uma vida ocupada, a diferença é que o grupo aspiracional é feliz, uma vez que a felicidade é um dos maiores objetivos a serem alcançados na vida das pessoas. Este trabalho busca mostrar o mecanismo que faz com que as pessoas ocupadas sejam vistas como felizes.Estas pessoas ocupadas são vistas como pessoas de alto status social e esta percepção vai influenciar na percepção de felicidade. Por outro lado, pessoas ocupadas com trabalho e que mesmo assim conseguem incluir momentos de lazer em suas vidas, também passam a percepção de serem pessoas felizes. Como consequência de um estudo empírico que mostra este mecanismo, temos indícios de que quando as pessoas identificam como uma pessoa ocupada consegue ser feliz, aquelas podem então buscar a consumir os mesmos produtos e serviços que trazem maior status social como um meio para se conseguir a felicidade. Neste estudo foi utilizado o método experimental, através de uma pesquisa com design 2X2, between subject.Dissertação Marketing Conversacional B2B: Desvendando a eficiência do chatbot na geração de oportunidades de negócio(2023) Duran, Fabio MeloEm um cenário cada vez mais on-line, no qual telefones celulares funcionam como um pequeno computador (smartphones) e dominam o mercado, as estratégias de marketing digital tornam-se essenciais, porém mais onerosas e complexas. Novas tendências – como o marketing conversacional (utilização de robô de bate-papo nas estratégias de marketing) – despontam com potencial de elevar a taxa de geração de oportunidades de negócio e melhorar o retorno sobre investimento em marketing. Alguns estudos demonstram que o marketing conversacional é uma tendência que, em alguns cenários, já apresenta melhor desempenho na geração de leads em relação à tradicional página de conversão de leads (landing page). Este estudo visa investigar como se comporta a estratégia de marketing conversacional na geração de leads e de leads qualificados (MQLs) em diferentes momentos da jornada de compra do cliente de empresas que comercializam com outras empresas (B2B). Foram realizados dois experimentos, ambos com acesso exclusivamente via telefone celular, gerados por meio de campanhas de anúncio on-line. Adotou-se como ferramenta de conversação (chat), o WhatsApp, principal ferramenta utilizada no Brasil. O primeiro experimento foi realizado no início da etapa pré-compra da jornada de decisão do cliente (reconhecimento de um problema) e os acessos foram gerados por meio de anúncios da plataforma da Meta, com o objetivo de gerar leads em troca de um livro eletrônico (e-book). O segundo experimento atuou ao final da jornada do cliente (pesquisas e decisão do que comprar) tendo sido os acessos gerados por meio de anúncios do Google, buscando gerar MQLs com a oferta de utilização gratuita de uma ferramenta on-line de gestão financeira para empresas, durante sete dias. Em ambos os experimentos o autor aplicou a metodologia de teste A/B e analisou os dados das pesquisas por meio do teste de estatística chi-quadrado de Pearson. Os resultados mostram que no início da jornada de decisão do cliente o chatbot foi mais eficiente gerando leads. Mais próximo da conclusão da jornada do cliente, o chatbot mostrou mais eficiência na geração de MQLs. Essas descobertas ajudam os gestores de marketing a avaliar como e quando o chatbot pode ser adotado em suas estratégias.Artigo Científico The influence of corporate social responsibility on employee satisfaction(2016) Barakat, Simone R.; GIULIANA ISABELLA; Boaventura, João Maurício Gama; Mazzon, José AfonsoArtigo Científico A Influência dos Produtos Têxteis Transformados pelo Processo de Logística Reversa sobre a Atitude de Compra do Consumidor(2016) Nascimento, Andréia Fabiana; Garcia, Bruna Bezerra Gutierrez; Salles, Carolina Amaral; Belo, Evilene Rocha; Haro, Tairiny Rodrigues de; Takara, Thais Akemi; GIULIANA ISABELLAA logística reversa surgiu diante da necessidade de prolongar-se a utilização da matéria-prima e reduzir os impactos ambientais negativos. Esse instrumento de gestão permite a redução de perdas e resíduos de matéria-prima de uma empresa e torna possível o desenvolvimento de novos produtos criando novos ciclos de vidas para eles. Um dos setores que gera grande desperdício, e que possibilita a logística reversa, é o setor de confecções têxteis. Tendo em vista que há muitas perdas da matéria-prima sob a forma de retalhos, aparas e peças rejeitadas, mas que ao mesmo tempo permite a produção de novos produtos como, por exemplo, o artesanato. Neste contexto, o presente trabalho avalia por meio de um experimento se há influência dos produtos têxteis transformados pelo processo de logística reversa na atitude dos consumidores. A atitude do consumidor foi verificada perante a apresentação de tecidos ecologicamente correto com a devida informação de que o produto era ecológico; tecido ecologicamente correto sem informação e tecido normal e não ecológico. O experimento demonstrou que há uma influência positiva do jeans reciclado na atitude de compra do consumidor com informação e sem informação, comparado ao jeans normal. Discussões gerenciais e teóricas são apresentadas.Livro 40 anos do Programa de Alimentação do Trabalhador: conquistas e desafios da política nutricional com foco em desenvolvimento econômico e social(2016) Barros, Fábio Meletti de Oliveira; Zilveti, Fernando Aurélio; GIULIANA ISABELLA; Carvalho, Hamilton Coimbra; Marques, Jane Aparecida; Guilhoto, Joaquim José Martins; Mazzon, José AfonsoO Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) faz 40 anos e consolida-se como o mais duradouro programa socioeconômico do Brasil e um dos mais bem-sucedidos do mundo, com 19,5 milhões de pessoas favorecidas ao final de 2015. Assim, o PAT atende, com uma refeição diária, o equivalente a 211 estádios do Maracanã completamente lotados de trabalhadores. Em quatro décadas, estima-se que tenham sido servidas 79 bilhões de refeições, tendo esse programa gerado um impacto no PIB da ordem de R$ 2,4 trilhões. Com esses resultados, o PAT tornou-se referência para a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em um esforço conjunto entre o Governo Federal e a iniciativa privada, o programa exerce um importante papel social ao incentivar que cada vez mais empresas ofereçam aos trabalhadores uma dieta equilibrada, propiciando a eles e seus familiares mais qualidade de vida. Esta publicação, organizada pelo professor José Afonso Mazzon e apoiada pela Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert), traz um panorama completo do PAT, desde os fatores que levaram à sua implantação, passando pela experiência internacional com programas similares e pelos impactos sobre a atividade econômica brasileira, até as projeções para os próximos anos e oportunidades de expansão. Uma ótima referência para quem quer conhecer em detalhes o PAT e seus impactos socioeconômicos no país. Boa leitura!Artigo Científico Impacts of product type and representation type on the perception of justice and price fairness(2017) GIULIANA ISABELLA; Mazzon, José Afonso; Dimoka, AngelikaArtigo Científico Modelo de suscetibilidade para a cultura de consumo global(2015) Hernani-Merino, Martín; Mazzon, José Afonso; GIULIANA ISABELLAObjetivo: Visto que encontrar similaridades entre as culturas é um ponto importante para se definir produtos globais, o presente artigo propõe um modelo para caracterizar e verificar o impacto dos traços latentes da suscetibilidade para a cultura de consumo global (SCCG) de consumidores globais na aquisição de marcas globais. Método: Amplo levantamento e análise na literatura de temas relacionados às características de consumo global. Fundamentação teórica: A literatura revisada, integrada em um modelo de SCCG com sete dimensões - conformidade com a tendência de consumo, responsabilidade social, percepção de qualidade, prestígio social, credibilidade da marca, risco percebido e custo de informação armazenada -, que pode influenciar a intenção de compra. Resultados: Como resultado propõe-se um modelo teórico integrativo das dimensões que fazem parte da suscetibilidade para a cultura de consumo global que levam o consumidor a adquirir marcas de presença global. O modelo proposto envolveu sete construtos que influenciam a SCCG. Por fim, incluiu-se a intenção de compra, que é o resultado decorrente da suscetibilidade. Contribuições: O modelo proposto possibilita atingir uma compreensão de por que os consumidores tendem a comprar e consumir marcas globais. Com o modelo é possível estudar com profundidade as diferenças individuais no que tange a preferências pessoais por marcas como símbolos e significados globais. Há ainda contribuição para os gestores internacionais, para elaborarem estratégias de global branding e de posicionamento nos diferentes mercados globais onde a marca global é comercializada.Dissertação The effects of brand positioning on the influence relations of the brazilian fashion industry(2017) Antibas, Gabriela LuzEste trabalho tem como objetivo analisar como o posicionamento de marca afeta as relações de influência e poder da Indústria da Moda Brasileira, com base nas premissas de que (1) o mercado é formado por uma rede de relacionamentos entre empresas que tomam decisões com base na observação de seus competidores; e (2) que as empresas que são mais centrais nessa rede tem maior poder, por ocupar uma posição que lhes permite observar e entender melhor a estrutura do mercado e, assim, tomar melhores decisões de posicionamento. Para viabilizar o estudo, foi construída uma rede implícita entre marcas do mercado Brasileiro, com base nos comentários de usuários nas páginas destas marcas no Facebook, considerando que, por esta ser uma Rede Social de ampla adoção tanto por consumidores quanto por marcas, em especial no caso da Indústria da Moda, ela representa uma boa aproximação do mercado real. Dados sobre participação na Semana de Moda de São Paulo, preço médio e estratégia de comunicação em revistas de Moda foram coletados e assumidos como estratégias de posicionamento das marcas de Moda no Brasil, levando-se em conta ainda a influência da identificação com a marca e dos efeitos de consumo por status nas decisões de compra dos consumidores, que também precisam ser consideradas pelas empresas na definição do posicionamento de marca. Os resultados da análise empírica revelam que marcas que se posicionam de forma a ampliar seu mercado e criar desejo por ela em grande parcela dos consumidores, utilizando-se de intensa estratégia de comunicação, ocupam uma posição de maior centralidade e poder no mercado, em relação às marcas que focam em exclusividade, uma vez que elas conseguem criar maior identificação no mercado. Este estudo é relevante na medida em que permite, com o uso de técnicas de Análise de Redes, entender qual a dinâmica da Indústria da Moda Brasileira, quais as marcas mais centrais e como o posicionamento de marca afeta as relações de influência e poder desta Indústria.