GIULIANA ISABELLA

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 81
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Modelo de suscetibilidade para a cultura de consumo global
    (2015) Hernani-Merino, Martín; Mazzon, José Afonso; GIULIANA ISABELLA
    Objetivo: Visto que encontrar similaridades entre as culturas é um ponto importante para se definir produtos globais, o presente artigo propõe um modelo para caracterizar e verificar o impacto dos traços latentes da suscetibilidade para a cultura de consumo global (SCCG) de consumidores globais na aquisição de marcas globais. Método: Amplo levantamento e análise na literatura de temas relacionados às características de consumo global. Fundamentação teórica: A literatura revisada, integrada em um modelo de SCCG com sete dimensões - conformidade com a tendência de consumo, responsabilidade social, percepção de qualidade, prestígio social, credibilidade da marca, risco percebido e custo de informação armazenada -, que pode influenciar a intenção de compra. Resultados: Como resultado propõe-se um modelo teórico integrativo das dimensões que fazem parte da suscetibilidade para a cultura de consumo global que levam o consumidor a adquirir marcas de presença global. O modelo proposto envolveu sete construtos que influenciam a SCCG. Por fim, incluiu-se a intenção de compra, que é o resultado decorrente da suscetibilidade. Contribuições: O modelo proposto possibilita atingir uma compreensão de por que os consumidores tendem a comprar e consumir marcas globais. Com o modelo é possível estudar com profundidade as diferenças individuais no que tange a preferências pessoais por marcas como símbolos e significados globais. Há ainda contribuição para os gestores internacionais, para elaborarem estratégias de global branding e de posicionamento nos diferentes mercados globais onde a marca global é comercializada.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    The effects of brand positioning on the influence relations of the brazilian fashion industry
    (2017) Antibas, Gabriela Luz
    Este trabalho tem como objetivo analisar como o posicionamento de marca afeta as relações de influência e poder da Indústria da Moda Brasileira, com base nas premissas de que (1) o mercado é formado por uma rede de relacionamentos entre empresas que tomam decisões com base na observação de seus competidores; e (2) que as empresas que são mais centrais nessa rede tem maior poder, por ocupar uma posição que lhes permite observar e entender melhor a estrutura do mercado e, assim, tomar melhores decisões de posicionamento. Para viabilizar o estudo, foi construída uma rede implícita entre marcas do mercado Brasileiro, com base nos comentários de usuários nas páginas destas marcas no Facebook, considerando que, por esta ser uma Rede Social de ampla adoção tanto por consumidores quanto por marcas, em especial no caso da Indústria da Moda, ela representa uma boa aproximação do mercado real. Dados sobre participação na Semana de Moda de São Paulo, preço médio e estratégia de comunicação em revistas de Moda foram coletados e assumidos como estratégias de posicionamento das marcas de Moda no Brasil, levando-se em conta ainda a influência da identificação com a marca e dos efeitos de consumo por status nas decisões de compra dos consumidores, que também precisam ser consideradas pelas empresas na definição do posicionamento de marca. Os resultados da análise empírica revelam que marcas que se posicionam de forma a ampliar seu mercado e criar desejo por ela em grande parcela dos consumidores, utilizando-se de intensa estratégia de comunicação, ocupam uma posição de maior centralidade e poder no mercado, em relação às marcas que focam em exclusividade, uma vez que elas conseguem criar maior identificação no mercado. Este estudo é relevante na medida em que permite, com o uso de técnicas de Análise de Redes, entender qual a dinâmica da Indústria da Moda Brasileira, quais as marcas mais centrais e como o posicionamento de marca afeta as relações de influência e poder desta Indústria.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    A Influência da Adoção de práticas de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento de compra da alta e baixa renda
    (2015) Quintão, Ronan Torres; GIULIANA ISABELLA
    Este artigo tem como objetivo identificar a influência da responsabilidade social corporativa (RSC) no comportamento de compra da alta e baixa renda em relação à percepção de benefício, valor, e intenção de compra do cliente, considerando um contexto onde a empresa socialmente responsável pratica um preço dez por cento maior do que a concorrência. Foram realizados dois experimentos para testar duas hipóteses sobre as relações da renda com o RSC. Como resultado verificou-se que ambos os grupos de consumidores de alta e baixa renda preferem produtos de empresas socialmente responsáveis quando o preço do produto está de acordo com nível de renda e gasto do consumidor. Entretanto os consumidores de baixa renda avaliam melhor comparado com os de alta renda os produtos das empresas que adotam práticas de RSC do que as que não adotam. Limitações do estudo e sugestões futuras são apresentadas no final do artigo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    The Effects of Expert Knowledge Sharing on Salesperson Performance
    (2019) DANNY PIMENTEL CLARO; GIULIANA ISABELLA
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Influência da forma que o preço é comunicado ao consumidor na sua percepção de justiça
    (2019) Barros, Beatriz Proença Leite de
    Cada vez mais existe um esforço no campo da economia e psicologia para entender quais processos cognitivos estão por trás de decisões tomadas nos dia-a-dia pelos indivíduos. A presente monografia busca contribuir para esse campo por meio de um experimento de campo que investiga a percepção de justiça de preço pelos consumidores a depender se o preço é apresentado a ele verbalmente ou visualmente, assim como o efeito disso na realização ou não da compra. Diversas pesquisas buscaram compreender o efeito de diferentes formas de apresentação de preço na percepção do consumidor, mas nenhuma se propôs a estudar a influência de um preço passado verbalmente ou visualmente em sua percepção de justiça. O presente trabalho o faz por meio de uma regressão logística – para verificar a influência na probabilidade da compra ser realizada – e de uma regressão linear – para verificar a influência na percepção de justiça.
  • Imagem de Miniatura
    O WhatsApp na qualidade do relacionamento percebida pelos consumidores, e seu reflexo na lealdade do cliente
    (2022) Fabrini, Luiz Felipe Santos
    Este estudo busca entender se o WhatsApp, quando utilizado como ferramenta de atendimento ao cliente, tem efeito positivo na percepção do cliente sobre a qualidade do seu relacionamento com empresas de serviços financeiros brasileiras, e se esse aumento de percepção na qualidade resulta em maior lealdade à marca. Para isso, foi realizado um questionário com análise de multigrupo, utilizando metodologia quantitativa, dedutiva e explicativa, com amostra aleatória dentro de um grupo pré-definido de clientes que utilizam ou não o WhatsApp corriqueiramente como canal de atendimento da sua instituição financeira parceira. A coleta de dados foi realizada através de formulário elaborado pelo autor. Os dados foram analisados através de comparação de médias por teste t e regressão linear simples. Por fim, o estudo não suportou a hipótese de que utilizar a rede social WhatsApp como canal de comunicação com o banco gera uma maior percepção na qualidade do atendimento e que essa maior percepção na qualidade do atendimento gera uma maior lealdade por parte do consumidor.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Produtos e Forma de Apresentação de Produtos: Efeitos na Percepção de Justiça de Preço
    (2015) GIULIANA ISABELLA; Mazzon, José Afonso
    Estudos em psicologia têm demonstrado que processamentos de informação são diferentes entre palavras e figuras. No entanto, pesquisadores de marketing têm feito uso indistinto dos dois tipos de estímulos. Este artigo tem como objetivo testar se esses estímulos podem influenciar o consumidor, especificamente na justiça de preço percebida, quando se avalia produtos hedônicos e utilitários em um contexto de preço discriminatório e da construal level theory. Os resultados evidenciam que o tipo de produto e a forma de apresentação interferem na percepção de justiça de preço, aspecto este relevante para pesquisadores e gerentes de marketing que usam informações por meio de palavras e/ou imagens.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A influência do preço de referência na percepção de justiça dos consumidores
    (2017) Goldstein, Liran
    Este estudo foi realizado com base nas pesquisas de Kahneman, Knetch e Thaler (1990), que buscaram entender o preço considerado como justo, e os estudos de Liechenstein, Ridgeway e Netemeyer (1993), que afirmaram que a forma de apresentar o preço altera a sensitividade da percepção do consumidor. Por meio de um experimento, buscou-se avaliar o comportamento do consumidor, e o entendimento que ele possui em relação ao preço de um mesmo produto, quando exposto a diferentes preços de referência, e quando se oferecem descontos com apresentações diferentes (em percentual ou em valores monetários). De modo geral, verificou-se que o preço de referência dado tem influência na percepção do consumidor, ou seja, um consumidor que foi apresentado a um preço de referência maior, teve a percepção de que o mesmo produto possuía um valor justo maior. O estudo destes fatores apresentam resultados que a empresas e comerciantes que podem definir suas estratégias de maneira a utilizar o preço de referência a seu favor, e maximizar seus resultados.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    RAZÃO OU PAIXÃO? INVESTIGANDO O principal fator na decisão de aderir ao programa de sócio torcedor
    (2017) Oguri, Jéssica Tiemi
    O esporte movimenta um expressivo valor monetário mundialmente e no Brasil o futebol é considerado uma paixão nacional. Os clubes criaram o programa de sócio torcedor em que os sócios pagam uma mensalidade em troca de benefícios, é uma ótima fonte de receita para os clubes. O presente trabalho visa identificar o principal fator na decisão de aderir ou não o programa de sócio torcedor: “ajudar o time” ou benefícios. As análises basearam-se em dados primários coletados por meio de formulário online que abrangeu escalas de identificação e devoção dos torcedores, escolhas relacionadas ao programa de sócio torcedor e informações sócio demográficas. Foram realizadas análises descritivas e estatísticas. Os principais resultados obtidos foram de que os sócios torcedores possuem maior nível de identificação e devoção do que os não sócios e de que os sócios torcedores apresentam o mesmo nível de identificação e devoção, independente do motivo pelo qual aderiram ao programa.
  • Imagem de Miniatura
    Capítulo de Livro
    Understanding Online Group Purchasing Behavior
    (2015) GIULIANA ISABELLA