GIULIANA ISABELLA
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Trabalho de Evento Pode Ser Constrangedor, Mas Eu Encaro e Compro! – Um Estudo da Influência do Constrangimento do Consumidor no Processo de Compra(2014) GIULIANA ISABELLA; Barros, Lucia Salmonson Guimarães; Mazzon, José AfonsoA literatura sobre constrangimento pode ser dividida em dois grandes temas: situações de compra e de consumo que causam constrangimento e situações em que o consumidor age para evitar experimentar esta emoção no futuro. O presente artigo aborda um terceiro tema, explorando como o consumidor se comporta em momentos que está constrangido. Entrevistas em profundidade com balconistas de farmácia e consumidores foram realizadas. A análise de conteúdo resultou na elaboração de um framework conceitual (com quatro categorias Abandonar, Encorajar, Encarar e Fugir) e um conjunto de proposições.Livro 40 anos do Programa de Alimentação do Trabalhador: conquistas e desafios da política nutricional com foco em desenvolvimento econômico e social(2016) Barros, Fábio Meletti de Oliveira; Zilveti, Fernando Aurélio; GIULIANA ISABELLA; Carvalho, Hamilton Coimbra; Marques, Jane Aparecida; Guilhoto, Joaquim José Martins; Mazzon, José AfonsoO Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) faz 40 anos e consolida-se como o mais duradouro programa socioeconômico do Brasil e um dos mais bem-sucedidos do mundo, com 19,5 milhões de pessoas favorecidas ao final de 2015. Assim, o PAT atende, com uma refeição diária, o equivalente a 211 estádios do Maracanã completamente lotados de trabalhadores. Em quatro décadas, estima-se que tenham sido servidas 79 bilhões de refeições, tendo esse programa gerado um impacto no PIB da ordem de R$ 2,4 trilhões. Com esses resultados, o PAT tornou-se referência para a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em um esforço conjunto entre o Governo Federal e a iniciativa privada, o programa exerce um importante papel social ao incentivar que cada vez mais empresas ofereçam aos trabalhadores uma dieta equilibrada, propiciando a eles e seus familiares mais qualidade de vida. Esta publicação, organizada pelo professor José Afonso Mazzon e apoiada pela Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert), traz um panorama completo do PAT, desde os fatores que levaram à sua implantação, passando pela experiência internacional com programas similares e pelos impactos sobre a atividade econômica brasileira, até as projeções para os próximos anos e oportunidades de expansão. Uma ótima referência para quem quer conhecer em detalhes o PAT e seus impactos socioeconômicos no país. Boa leitura!Trabalho de Evento Mall sweet Mall: are we witnessing the death of an icon?(2017) Carvalho, Hamilton Coimbra; GIULIANA ISABELLA; Mazzon, José AfonsoArtigo Científico Envolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadas(2018) Szylit, Flavia; GIULIANA ISABELLA; Salmonson Guimarães Barros, LuciaO objetivo deste estudo foi identificar a relação entre o envolvimento do consumidor com uma marca, a percepção de seu reposicionamento e o consumo da marca reposicionada. Utilizou-se a rede de fast food Mc Donald’s, que incluiu alimentos saudáveis em seu cardápio como parte do esforço de reposicionamento da marca. A coleta de dados foi feita por meio de questionários on-line, os quais foram respondidos por uma amostra de 214 indivíduos. Para a análise de dados, utilizou-se a econometria, per mitindo a elaboração de um modelo de equações simultâneas com duas regressões, nas quais as variáveis dependentes são percepção e consumo. Os resultados indicaram que a percepção do reposicionamento depende positivamente da postura que o consumidor assume frente a uma alimentação balanceada e da frequência com que ele vai ao McDonald’s. Essa relação é negativa para as variáveis idade, sexo, escolari dade do consumidor e da importância que ele dá ao valor nutricional dos alimentos. O estudo sugere que a percepção é influenciada por estímulos pessoais e pelo envolvimento afetivo com a marca. Por outro lado, a aderência ao novo posicionamento não é influenciada por nenhum tipo de envolvimento, mas sim pelos estímulos pessoais dos consumidores.Artigo Científico Developing a holistic understanding of consumers’ experiences: An integrative analysis of objective and subjective elements in physical retail purchases(2019) Dalmoro, Marlon; GIULIANA ISABELLA; Almeida, Stefânia Ordovás de; Fleck, João Pedro dos SantosTrabalho de Evento Recovery Satisfaction Construct and Construct-Related: Assessment Measurement From Item Response Theory(2015) Vargas, Enver Gerald Tarazona; GIULIANA ISABELLA; Mazzon, José Afonso; Hernani-Merino, MartínArtigo Científico Going viral on advertising YouTube video: detecting the influences(2023) GIULIANA ISABELLA; Melo, Andressa Freitas de; Gonzalez, Marcela CarvalhoThis research aims to identify the key characteristics that influence viewers to watch and share ads.Artigo Científico Efeitos das estratégias de marketing de compras coletivas sobre o comportamento impulsivo(2014) Dias, Suzi Elen Ferreira; Santos, Rosilene Maria dos; Martins, Vinicius; GIULIANA ISABELLAO Brasil tem o segundo maior mercado de e-commerce no mundo. Um modelo usado neste setor é o de "compra coletiva" que tem como característica a venda por impulso. O comportamento do consumidor pode ser influenciado por vários fatores, dois dos quais são abordados neste artigo: a impulsividade individual dos consumidores e as estratégias do mix de marketing. A compra impulsiva é caracterizada por uma compra não planejada, ou seja, a necessidade de adquirir o produto surge pouco antes da compra. Dependendo do seu grau de impulsividade, os consumidores respondem de forma diferente às estratégias utilizadas. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a eficácia de diferentes estratégias relacionadas ao composto de marketing para o comportamento de compra do consumidor impulsivo e não-impulsivo. 137 participantes receberam um questionário contendo a escala Buying Impulsiveness de Rook e Fisher (1995), bem como declarações sobre as estratégias de marketing utilizadas por sites de compra coletiva. A análise de regressão mostrou que três estratégias estão relacionadas à impulsividade: procurar produtos de marcas bem conhecidas, busca de ofertas com grandes descontos e confiança em receber o produto. O estudo contribui para o e-commerce e pesquisadores apresentando as estratégias que, a partir da perspectiva do consumidor, são vistas como eficazes ao consumo.Artigo Científico A Promoção por meio de Panfletos e a Decisão de Compra do Consumidor: uma Pesquisa Quantitativa-Descritiva(2013) Lino, Karoline dos Santos; Santos, Cynthia Cristina dos; Santos, Diego Brizante dos; Matsumoto, Monik Mitsuko; Cardoso, Priscila Pennella; Yamamoto, Tamyres Matiko; GIULIANA ISABELLATendo em vista os relevantes investimentos em propaganda e comunicação despendidos pelas grandes redes de supermercados, este artigo objetivou explorar a influência dos panfletos promocionais no comportamento de compra dos consumidores. O panfleto é muito utilizado pelo segmento de varejo, mas nem sempre explorado pela academia. Para estudar o tema, duas pesquisas foram realizadas em um hipermercado de grande porte nas cidades paulistas conhecidas por ABC (Santo André, São Bernardo e São Caetano), que ficam próximas à São Paulo. A intenção do primeiro estudo foi identificar a relação entre o objetivo de compra dos consumidores e os produtos adquiridos sob divulgação nos panfletos vigentes. O segundo estudo foi realizado, por meio de um formulário com 19 questões e teve como objetivo ratificar os dados encontrados no primeiro estudo. Para isso, questões de categorias de consumo, por exemplo, foram incluídas. A análise de dados apresentou indícios de influência dos panfletos no momento da compra. De acordo com a pesquisa de campo realizada, 8,4% das pessoas que receberam ou pegaram os panfletos no supermercado, os utilizaram durante suas compras e compraram um maior número de produtos, comparado às que não pegaram o panfleto. Segundo elas, ao ler o panfleto, lembraram-se da necessidade de adquirir algum produto.Artigo Científico MEIOS DE PAGAMENTO DIGITAL: A REALIDADE BRASILEIRA. UM ESTUDO DE SEGMENTAÇÃO AMBIENTAL.(2018) Braga, Farah Diba Mary Anni Abrantes; GIULIANA ISABELLA; Correio, Heidy Rodriguez RamosNas últimas décadas, ocorreu uma migração da utilização do dinheiro em espécie para o dinheiro eletrônico e digital. Várias são as fases a construir e superar até que o dinheiro digital, atinja níveis de utilização semelhante ao dinheiro em espécie. Esse trabalho, através do modelo de segmentação ambiental de Almeida (2001), visa apresentar os principais fatores necessários à viabilização do uso e da expansão dos meios de pagamento digital no Brasil. Foi realizada pesquisa exploratória do tipo qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso, mais especificamente, estudo do setor de meios de pagamento eletrônico e digital. Inicialmente foram coletados dados secundários mediante o levantamento de informações de relatórios de mercado e de artigos disponíveis em bases de dados. Em seguida, com um roteiro de entrevista semiestruturada, dados primários foram coletados. Duas entrevistas foram realizadas junto a especialistas do segmento. Os benefícios do uso do dinheiro digital serão muitos. As entrevistas ressaltaram que o dinheiro digital irá gerar novas receitas com “produtos” intangíveis; possibilitará o surgimento de novos mercados; poderá reduzir custos de manutenção do dinheiro em espécie; promoverá a inclusão digital e financeira, cidadania e auto-estima. No entanto, obstáculos precisam ser vencidos: garantir a autenticidade da transação; leis e regulamentação próprias; atingir massa crítica; redução de custos de telecomunicações; etc. Esse estudo beneficia a academia de administração explorando a técnica de segmentação ambiental. Aborda um tema pouco explorado e descrito na literatura, o dinheiro digital. É de extrema importância, às organizações empresariais e sociedade, a análise do ambiente para a entrada do dinheiro digital, uma vez que essas podem se beneficiar do novo produto. Espera-se também que esse trabalho incentive o estudo em outros campos como, o do comportamento do consumidor e das teorias organizacionais