A Promoção por meio de Panfletos e a Decisão de Compra do Consumidor: uma Pesquisa Quantitativa-Descritiva
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Autores
Lino, Karoline dos Santos
Santos, Cynthia Cristina dos
Santos, Diego Brizante dos
Matsumoto, Monik Mitsuko
Cardoso, Priscila Pennella
Yamamoto, Tamyres Matiko
Orientador
Co-orientadores
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Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2013
Título da Revista
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Resumo
Tendo em vista os relevantes investimentos em propaganda e comunicação despendidos pelas
grandes redes de supermercados, este artigo objetivou explorar a influência dos panfletos
promocionais no comportamento de compra dos consumidores. O panfleto é muito utilizado pelo
segmento de varejo, mas nem sempre explorado pela academia. Para estudar o tema, duas pesquisas
foram realizadas em um hipermercado de grande porte nas cidades paulistas conhecidas por ABC
(Santo André, São Bernardo e São Caetano), que ficam próximas à São Paulo. A intenção do
primeiro estudo foi identificar a relação entre o objetivo de compra dos consumidores e os produtos
adquiridos sob divulgação nos panfletos vigentes. O segundo estudo foi realizado, por meio de um
formulário com 19 questões e teve como objetivo ratificar os dados encontrados no primeiro estudo.
Para isso, questões de categorias de consumo, por exemplo, foram incluídas. A análise de dados
apresentou indícios de influência dos panfletos no momento da compra. De acordo com a pesquisa
de campo realizada, 8,4% das pessoas que receberam ou pegaram os panfletos no supermercado, os
utilizaram durante suas compras e compraram um maior número de produtos, comparado às que
não pegaram o panfleto. Segundo elas, ao ler o panfleto, lembraram-se da necessidade de adquirir
algum produto.
Palavras-chave
Titulo de periódico
Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia
Título de Livro
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Idioma
Português
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Ciências Sociais Aplicadas