Efeitos das estratégias de marketing de compras coletivas sobre o comportamento impulsivo
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Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2014
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Resumo
O Brasil tem o segundo maior mercado de e-commerce no mundo. Um modelo usado neste setor é o de "compra
coletiva" que tem como característica a venda por impulso. O comportamento do consumidor pode ser influenciado
por vários fatores, dois dos quais são abordados neste artigo: a impulsividade individual dos consumidores e as
estratégias do mix de marketing. A compra impulsiva é caracterizada por uma compra não planejada, ou seja, a
necessidade de adquirir o produto surge pouco antes da compra. Dependendo do seu grau de impulsividade, os
consumidores respondem de forma diferente às estratégias utilizadas. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a
eficácia de diferentes estratégias relacionadas ao composto de marketing para o comportamento de compra do
consumidor impulsivo e não-impulsivo. 137 participantes receberam um questionário contendo a escala Buying
Impulsiveness de Rook e Fisher (1995), bem como declarações sobre as estratégias de marketing utilizadas por sites
de compra coletiva. A análise de regressão mostrou que três estratégias estão relacionadas à impulsividade: procurar
produtos de marcas bem conhecidas, busca de ofertas com grandes descontos e confiança em receber o produto. O
estudo contribui para o e-commerce e pesquisadores apresentando as estratégias que, a partir da perspectiva do
consumidor, são vistas como eficazes ao consumo.
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Titulo de periódico
Revista Brasileira de Marketing
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Idioma
Português
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