Impacto da ancoragem de preço, framing e contexto na tomada de decisão e suas implicações na formação de preço de ativos

dc.contributor.advisorADHEMAR VILLANI JUNIOR
dc.contributor.authorMacchia, Fábio
dc.coverage.spatialSão Paulo, SPpt_BR
dc.creatorMacchia, Fábio
dc.date.accessioned2021-09-13T03:18:20Z
dc.date.accessioned2020-10-13T01:55:21Z
dc.date.available2021-09-13T03:18:20Z
dc.date.available2019
dc.date.available2020-10-13T01:55:21Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractA economia comportamental é uma vertente do estudo econômico que busca em parte de seu escopo estudar os efeitos do comportamento humano e seus impactos na racionalidade da tomada de decisão. O seu entendimento é de suma importância pois altera a maneira como as pessoas se comportam, decisões são tomadas e empresas atuam. Nesse contexto, alguns vieses comportamentais podem surgir por meio de técnicas de ancoragem, framing (enquadramento) e contexto (situacional). Este trabalhou buscou entender estes impactos e suas aplicações na formação de preços de ativo por meio de experimentos laboratoriais. Concluiu-se que estes efeitos têm maiores impactos em produtos novos ou de baixo conhecimento pelos consumidores e que o quanto mais forte e persistentes forem estas estratégias maior a probabilidade de gerarem impacto positivo em vendas, e/ou otimização de preço e fidelização de consumidores. Os resultados dos experimentos foram relacionados a casos de sucesso de grandes empresas como Walmart e Samsung e, assim, percebe-se que economia comportamental é uma esfera adicional de apreciação das empresas em conjunto e / ou adicionalmente às suas estratégias de preço, canal, promoção e produto dado as tendências de consumo segmentado / especializado e menor tempo disponível dos consumidores para tomada de decisão na sociedade atual.pt_BR
dc.description.otherBehavioral economics is a strand of economic study that seeks in part to study the effects of human behavior and their impacts on the rationality of decision making. Its understanding is of the utmost importance as it alters the way people behave, decisions are made and companies act. In this context, some behavioral biases may arise through anchoring, framing and context (situational) techniques. This paper sought to understand these impacts and their applications in asset pricing through laboratory experiments. It has concluded that these effects have greater impacts on new or low-knowledge products by consumers and that the stronger and more persistent these strategies are, the more likely they are to have a positive impact on sales, and/or price optimization and customer loyalty. The results of the experiments were related to success stories of large companies such as Walmart and Samsung and it has suggested that behavioral economics is an additional sphere of company strategy and appreciation in addition to their pricing, channel, promotion and product, especially given current segmented / specialized consumer trends and reduced consumer time available for decision making in today's society.pt_BR
dc.format.extent71 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2611
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectancoragem, enquadramento, contexto, tomada de decisão, viés preço, volume, racionalidade, estratégia e economia comportamental.pt_BR
dc.titleImpacto da ancoragem de preço, framing e contexto na tomada de decisão e suas implicações na formação de preço de ativospt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberPerez, Adriana Azevedo Hernandes
local.contributor.boardmemberCanedo, Maurício Pinheiro
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication37fbad9a-4e50-4423-b76e-c2e3e30fa5cc
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery37fbad9a-4e50-4423-b76e-c2e3e30fa5cc
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Fábio Macchia.pdf
Tamanho:
1.04 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: