Análise do prêmio por tamanho implícito em preços de mercado no Brasil

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Autores

Luz, César Graciliano Da

Orientador

Sanvicente, Antonio Zoratto

Co-orientadores

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2015

Unidades Organizacionais

Resumo

Este trabalho busca verificar a existência do size effect no mercado de ações brasileiro quando os retornos requeridos são obtidos implicitamente nos preços de mercado correntes usando o modelo de Gordon com crescimentos constantes e estimados a partir do crescimento sustentável de longo prazo das firmas. Usando o CAPM como modelo de retornos requeridos, os betas são estimados a partir do procedimento de variáveis instrumentais apresentado por Scholes e Williams para correção do problema de não sincronia dos dados e utilizam 500 dias de intervalo, para mitigar o problema de número limitado de observações. Como resultado obtivemos que, sendo o CAPM o modelo de mercado válido, sua aplicação subestima os retornos de firmas classificadas como pequenas e superestima o retorno de firma classificadas como grandes; ou seja, há, então, a necessidade de ajuste decorrente do prêmio por tamanho. Adicionalmente, os resultados econométricos obtidos apontam para uma relação negativa entre tamanho e retorno requerido, quando o beta não está incluído na equação, além de uma relação negativa entre beta e retorno requerido, a qual contraria a predição do CAPM.

Palavras-chave

Taxa de desconto; Prêmio por tamanho; ERP implícito; CAPM; Discount rate; Size premium; Implied ERP; CAPM

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Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Pagano, Leonardo
Kayio, Eduardo

Área do Conhecimento CNPQ

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