Análise do prêmio por tamanho implícito em preços de mercado no Brasil

dc.contributor.advisorSanvicente, Antonio Zoratto
dc.contributor.authorLuz, César Graciliano Da
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorLuz, César Graciliano Da
dc.date.accessioned2021-09-13T03:18:18Z
dc.date.accessioned2015-09-16T22:16:32Z
dc.date.available2021-09-13T03:18:18Z
dc.date.available2015-09-16T22:16:32Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste trabalho busca verificar a existência do size effect no mercado de ações brasileiro quando os retornos requeridos são obtidos implicitamente nos preços de mercado correntes usando o modelo de Gordon com crescimentos constantes e estimados a partir do crescimento sustentável de longo prazo das firmas. Usando o CAPM como modelo de retornos requeridos, os betas são estimados a partir do procedimento de variáveis instrumentais apresentado por Scholes e Williams para correção do problema de não sincronia dos dados e utilizam 500 dias de intervalo, para mitigar o problema de número limitado de observações. Como resultado obtivemos que, sendo o CAPM o modelo de mercado válido, sua aplicação subestima os retornos de firmas classificadas como pequenas e superestima o retorno de firma classificadas como grandes; ou seja, há, então, a necessidade de ajuste decorrente do prêmio por tamanho. Adicionalmente, os resultados econométricos obtidos apontam para uma relação negativa entre tamanho e retorno requerido, quando o beta não está incluído na equação, além de uma relação negativa entre beta e retorno requerido, a qual contraria a predição do CAPM.pt_BR
dc.description.otherThe present study is an attempt at ascertaining the existence of a size effect in the Brazilian stock market, for required returns extracted from current market prices, using the constant-growth Gordon model based on the estimated sustainable growth rate for the various firms. Using the CAPM as the model for required return determination, betas are estimated with the Scholes-Williams instrumental-variable approach to correct for nonsynchronous returns and a 500-day range in order to attenuate the possibility of using small numbers of observations. The results point that, being the CAPM the valid market model, it underestimates the returns of small firms and overestimates the returns of big firms; than a size premium should be included. The econometric results point to the existence of a negative association between size and required returns, when beta is not included in the equation, whereas a negative association between beta and required return was observed, contradicting CAPM predictions.pt_BR
dc.format.extent72 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/695
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectTaxa de descontopt_BR
dc.subjectPrêmio por tamanhopt_BR
dc.subjectERP implícitopt_BR
dc.subjectCAPMpt_BR
dc.subjectDiscount ratept_BR
dc.subjectSize premiumpt_BR
dc.subjectImplied ERPpt_BR
dc.subjectCAPMpt_BR
dc.titleAnálise do prêmio por tamanho implícito em preços de mercado no Brasilpt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberPagano, Leonardo
local.contributor.boardmemberKayio, Eduardo
local.typeDissertaçãopt_BR
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