O processo de Rebranding em instituições de ensino superior: o caso Insper

dc.contributor.advisorRamos, Carla Sofia Dias
dc.contributor.authorCoelho, Brenna Monnerat Do Egito
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorCoelho, Brenna Monnerat Do Egito
dc.date.accessioned2021-09-13T03:10:56Z
dc.date.accessioned2018-03-27T11:36:37Z
dc.date.available2021-09-13T03:10:56Z
dc.date.available2016
dc.date.available2018-03-27T11:36:37Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractA utilização de estratégias de marketing na gestão de instituições de ensino, é cada vez mais comum em universidades e escolas de renome mundial. A globalização, bem como o avanço da digitalização, promoveram mudanças nesse segmento, aumentando sua concorrência e reduzindo as distâncias entre as escolas e alunos. Preocupação com a imagem e posicionamento da instituição passaram a fazer parte de seus planejamentos estratégicos. Na literatura, é possível encontrar diversos trabalhos chamando atenção para esse movimento e trazendo casos de instituições aderentes. No entanto, no que diz respeito a construção e reconstrução de uma marca em instituições de ensino superior (IES), poucos são os trabalhos publicados. Uma vez identificada a carência por trabalhos empíricos sobre o processo de Rebranding em IES, assim como a ausência de evidências de estudos sobre o tema no contexto brasileiro, o presente trabalho tem como objetivo contribuir para a literatura sobre o tema. Para a realização desse estudo, foi explorada a literatura acerca da adoção de estratégias de Branding e Rebranding em ensino superior no mundo, e analisado em profundidade um caso real de Rebranding em uma instituição de ensino superior brasileira – o caso Insper. Pode-se destacar como um dos principais achados a realização de que a adoção do método de análise de eventos é eficaz para compreender processos de Rebranding. São analisados os eventos normais e críticos que formam e orientam um processo de Rebranding em IES, e se conclui que o processo é dinâmico e muitas vezes não planejado. Isto significa que as instituições precisam ter flexibilidade suficiente para se adaptar a diversos eventos que vão acontecendo, e às consequências dos mesmos. Outra conclusão diz respeito à relevância do envolvimento dos stakeholders no processo e ao comprometimento da liderança da instituição com a causa, ambos fatores críticos para o bom andamento do processo. Do estudo resultam insights críticos para instituições que pretendem iniciar ou estão conduzindo um processo como esse, além de importante contribuição teórica e sobretudo metodológica para o estudo do fenômeno.pt_BR
dc.description.otherThe adoption of a marketing approach in universities and major schools is getting more popular day after day. The globalization, as well as digital improvements promoted several changes in this industry, enhancing its competition and reducing distances between schools and students. Concerns regarding the institution brand and its positioning are now part of their strategic planning. In theory, there are many studies highlighting this movement and indicating practical cases worldwide. However, when it comes to Brand development or Rebranding in higher education institutions, there are very few studies published. Due to this limited empirical work on Rebranding in higher education, combined with the absence of Brazilian cases studies, this paper aims to contribute to the with an in-depth analysis of a case of Rebranding process in a Brazilian university. For achieving the set purpose, a thorough literature review on Branding and Rebranding in higher education was conducted, and an empirical qualitative research was conducted with the analysis of a single case: Insper (at São Paulo, Brazil). Findings show that Rebranding processes in higher education are highly dynamic and the institution involved required being flexible enough to change the process’s course whenever required. Moreover, the engagement of key stakeholders throughout the process, together with the commitment showed by the institution’s leadership in taking the process ahead, are also critical factors in the Rebranding process. Besides making a contribution to theory, advancing the existing knowledge on the processes of Rebranding in higher education, this study provides a methodological contribution, showing that the application of an event-based analysis technique is relevant to understand Rebranding phenomena. This study also makes a managerial contribution, providing higher education institutions that are planning to initiate or that are going through a Rebranding process with important insights.pt_BR
dc.format.extent82 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1764
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectRebrandingpt_BR
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectQualitativopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectQualitativept_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.titleO processo de Rebranding em instituições de ensino superior: o caso Insperpt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberStrehlau, Vivian Iara
local.contributor.boardmemberCHARLES KIRSCHBAUM
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication6a78e139-d40f-41eb-b258-6922f24afda5
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery6a78e139-d40f-41eb-b258-6922f24afda5

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
BRENA MONNERAT DO EGITO COELHO_Trabalho.pdf
Tamanho:
1.41 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: