Os efeitos da pré-escola sobre os salários, a escolaridade e a proficiência escolar

dc.contributor.authorCuri, Andréa Zaitune
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.coverage.cidadeNão informadopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorCuri, Andréa Zaitune
dc.date.accessioned2022-11-03T19:54:48Z
dc.date.available2022-11-03T19:54:48Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractNeste artigo analisamos os efeitos da educação pré-escolar sobre os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Com os dados da PPV examinamos a influência da pré-escola na conclusão dos ciclos escolares e nos salários dos indivíduos. Com os dados do SAEB analisamos o efeito da pré-escola no desempenho escolar medido pelos testes de proficiência. Os resultados mostram que a pré-escola tem impacto positivo e significante na conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem impacto positivo e significante apenas na conclusão do colegial e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola tem impacto positivo na renda dos indivíduos, independentemente do seu impacto na educação. Por fim, os resultados indicam que a pré-escola tem um impacto positivo e significante no desempenho escolar dos alunos nos exames de proficiência da 4ª, 8ª e 11ª série.pt_BR
dc.description.otherThe aim of this paper is to examine the effect of day care and preschool on the wages, education and school performance. We examine the relationship between preschool attendance and primary, secondary, high school and university conclusion and its effects on the earnings of individuals when in the labor market. We also study its impact on school performance, measured by standardized test scores. We conclude that day care and preschool have a positive impact on the probability of completion of schooling cycles. The results also indicate that they have a positive effect on the performance of students in tests scores and on the earnings of Brazilians workers.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4620
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherNão informadopt_BR
dc.relation.ispartofNão informadopt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectCiclos escolarespt_BR
dc.subjectProficiência escolarpt_BR
dc.subjectSaláriopt_BR
dc.subject.keywordsDay carept_BR
dc.subject.keywordsPreschoolpt_BR
dc.subject.keywordsEducationpt_BR
dc.subject.keywordsSchool performancept_BR
dc.subject.keywordsWagept_BR
dc.titleOs efeitos da pré-escola sobre os salários, a escolaridade e a proficiência escolarpt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
R_Artigo_2006_Os efeitos da expansão da frequência pré-escolar_TC.pdf
Tamanho:
181.06 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
R_Artigo_2006_Os efeitos da expansão da frequência pré-escolar_TC
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: