Corporate Venture Capital em Banking no Brasil: um Estudo de Caso sobre o BoostLAB

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Nakagawa, Marcelo Hiroshi
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A inovação é uma área crítica para a determinação de vantagem competitiva de empresas. Nas últimas décadas, algumas corporações optaram por adotar modelos de Corporate Venturing, em que se estreita o relacionamento com startups de interesse, ocasionalmente na forma de investimentos, na configuração de Corporate Venture Capital. A importância da estratégia se torna evidente ao avaliar o valor investido e o número de aquisições feitas nesse tipo de modelo, ambos com um marcante crescimento no período recente. Apesar do grande volume movimentado em países desenvolvidos, o mercado brasileiro deste tipo de investimento ainda se mostra incipiente, o que evidencia a necessidade de pesquisa local sobre o tema. Destaca-se, como área de interesse, o setor financeiro, que aborda o maior número de fundos nesse sentido e mostra grande potencial de disrupção, como já observado pelas mudanças causadas por novas regulações e novos modelos de negócio. Como foco do estudo, foi escolhido o BoostLAB, braço de corporate venturing do BTG Pactual. Este estudo se propõe a compreender quais foram os fatores determinantes para o sucesso do programa de corporate venture capital desenvolvido pelo BTG Pactual e quais os principais aprendizados que podem ser aplicados a outras iniciativas similares.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Exatas e da Terra
Citação