A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
N/D
Autores
Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Working Paper
Data
2009
Resumo
O objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado
dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação
nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em
2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do
município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo
ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do
município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas
dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente
correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é
muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além
disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos
gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na
quarta série.
Palavras-chave
Qualidade da Educação; Gastos com Educação
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas