Tentativa de fusão carrefour : grupo pão de açúcar
Autores
Laguna, Caio Saliba
Orientador
Machado, Eduardo Luiz
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2012
Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar o mercado varejista brasileiro, caso a fusão entre o Grupo Pão de Açúcar, líder de mercado, e o Carrefour, segundo maior player deste mercado, tivesse ocorrido. Para isso, utiliza-se o método exposto pelo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC), a fim de inferir se esta fusão seria aceita ou não. Permitindo, assim, um estudo da organização do mercado varejista futuro caso a fusão tivesse acontecido e quais teriam sido suas consequências para o setor. Os resultados indicam que a fusão entre as duas empresas poderia ser aceita com restrições, já que a participação de mercado dessas duas concorrentes em conjunto se tornaria muito alta.
Palavras-chave
Varejo; Organização de mercado; Grupo pão de açúcar
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português