Tentativa de fusão carrefour : grupo pão de açúcar

Imagem de Miniatura

Autores

Laguna, Caio Saliba

Orientador

Machado, Eduardo Luiz

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2012

Unidades Organizacionais

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar o mercado varejista brasileiro, caso a fusão entre o Grupo Pão de Açúcar, líder de mercado, e o Carrefour, segundo maior player deste mercado, tivesse ocorrido. Para isso, utiliza-se o método exposto pelo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC), a fim de inferir se esta fusão seria aceita ou não. Permitindo, assim, um estudo da organização do mercado varejista futuro caso a fusão tivesse acontecido e quais teriam sido suas consequências para o setor. Os resultados indicam que a fusão entre as duas empresas poderia ser aceita com restrições, já que a participação de mercado dessas duas concorrentes em conjunto se tornaria muito alta.

Palavras-chave

Varejo; Organização de mercado; Grupo pão de açúcar

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por