Envolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadas

dc.contributor.authorSzylit, Flavia
dc.contributor.authorGIULIANA ISABELLA
dc.contributor.authorBarros, Lucia Salmonson Guimarães
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorSzylit, Flavia
dc.creatorBarros, Lucia Salmonson Guimarães
dc.date.accessioned2022-10-24T18:52:42Z
dc.date.available2022-10-24T18:52:42Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi identificar a relação entre o envolvimento do consumidor com uma marca, a percepção de seu reposicionamento e a probabilidade de compra da marca reposicionada. Como objeto de estudo, utilizou-se a rede de fast food McDonald’, que incluiu alimentos saudáveis em seu cardápio, como parte do esforço de reposicionamento da marca. A coleta de dados foi feita por meio de questionários on-line, os quais foram respondidos por uma amostra de 214 indivíduos. A análise de dados foi feita utilizando-se a econometria, permitindo a elaboração de um modelo de equações simultâneas com duas regressões, nas quais as variáveis dependentes são percepção e consumo. Os resultados indicaram que a percepção do reposicionamento depende positivamente da importância que o consumidor dá a uma alimentação balanceada e da frequência que o consumidor vai ao McDonald’s, e negativamente da idade, sexo, escolaridade do consumidor e da importância que o consumidor dá ao valor nutricional dos alimentos. O estudo sugere que a percepção é influenciada por estímulos pessoais e pelo envolvimento afetivo com a marca, enquanto a aderência ao novo posicionamento não é influenciada por nenhum tipo de envolvimento, mas sim por estímulos pessoais.pt_BR
dc.description.otherThe aim of this study is to identify a relation among consumer’s involvement with a brand, his/her perception about its repositioning and the willingness to purchase this repositioned brand. As this study’s object, the fast food chain Mc Donald’s has been chosen, due to the fact that healthy food has been included to its menu in an effort to repositioning this brand. The data collection was made through online questionnaires, which were responded by 214 subjects. The chosen analytical tool was econometrics, allowing the creation of a simultaneous equations model, consisting of two regressions, in which the dependent variables were perception and consumption. The results indicated that the repositioning perception positively depends on the importance consumers give to a balanced diet and on the frequency which he goes to Mc Donald’s. It negatively depends on consumer’s age, gender and education in addition to the importance he/she gives to food’s nutritional value. This study suggests that perception is influenced by personal stimuli and by the affective involvement with the brand, while the adherence to the new positioning is not influenced by any type of involvement, but by personal stimuli.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.issn2177-3866pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4487
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectEnvolvimentopt_BR
dc.subjectMarcas Reposicionadaspt_BR
dc.subjectPercepção de Marcapt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleEnvolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadaspt_BR
dc.typeconference paper
dspace.entity.typePublication
local.description.eventXIV SEMEADpt_BR
local.identifier.sourceUrihttp://sistema.semead.com.br/14semead/resultado/an_resumo.asp?cod_trabalho=1080
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeTrabalho de Eventopt_BR
relation.isAuthorOfPublication394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
Evento_2017_Envolvimento e Percepção.pdf
Tamanho:
587.22 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Evento_2017_Envolvimento e Percepção_TC
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: