Conhecer o cliente vale a pena? Estudo de caso de implantação de CRM analítico em PME brasileira

dc.contributor.advisorLaban Neto, Silvio Abrahao
dc.contributor.authorFores, Mayumi Kawakami
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorFores, Mayumi Kawakami
dc.date.accessioned2021-09-13T03:13:51Z
dc.date.accessioned2016-05-07T15:18:38Z
dc.date.available2021-09-13T03:13:51Z
dc.date.available2015
dc.date.available2016-05-07T15:18:38Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractAs pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam um grande desafio para manter a vantagem competitiva sustentável, em um cenário de alta competitividade e escassez de clientes. Tornou-se necessário agregar maior valor através do relacionamento entre as partes. A ferramenta de gestão de relacionamento mais conhecida para este propósito é o Customer Relationship Management (CRM). Neste contexto, este estudo de caso em uma empresa de porte médio de instrumentação analítica tem como objetivo verificar os efeitos da implantação de CRM analítico no relacionamento da empresa com seus clientes. Para isso, foram coletados dados transversais em dois períodos, antes e após a implantação do CRM analítico. Utilizou-se a técnica econométrica de análise de dados em painel, que consiste em uma série temporal para cada registro do corte transversal do conjunto de dados. Foram escolhidas três variáveis dependentes para caracterizar o relacionamento antes e depois da implantação da ferramenta -ticket médio, cross-selling e retenção de clientes-, a serem testadas em três modelos pelo método dos mínimos quadrados ordinários. Observou-se que, mesmo com o aumento do ticket médio, cross-selling e da retenção de clientes, após a implantação da ferramenta, estes foram associados independentemente com a implantação do CRM analítico. A implantação isolada da tecnologia do CRM analítico mostrou resultados negativos para o relacionamento da empresa com o cliente. A ferramenta não foi conduzida como uma estratégia, envolvendo a combinação equilibrada de mais dois recursos: pessoas e processos organizacionais, encabeçada pela alta gerência da empresa. Ao contrário das grandes empresas, fatores críticos de sucesso na implementação da ferramenta são intensificados nas PMEs, pela carência de recursos financeiros, tecnológicos, humanos, de marketing, de processos e centralização no CEO da empresa. A implementação do CRM, no entanto, difere em cada empresa, principalmente devido a carência de um modelo padrão de orientação da estrutura estratégica desta ferramenta tecnológica.pt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1337
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectRelacionamento com o clientept_BR
dc.subjectCRM analíticopt_BR
dc.subjectPMEpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectCustomer relationshippt_BR
dc.subjectAnalytical CRMpt_BR
dc.subjectSMEspt_BR
dc.subjectRelationship marketingpt_BR
dc.titleConhecer o cliente vale a pena? Estudo de caso de implantação de CRM analítico em PME brasileirapt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberDANNY PIMENTEL CLARO
local.contributor.boardmemberBarth, Nelson Lerner
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Mayumi Kawakami Fores_Trabalho.pdf
Tamanho:
1013.48 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Mayumi Kawakami Fores_AutorizaçãoAluno.pdf
Tamanho:
446.93 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: