The relationship between school performance and future wages in Brazil

dc.contributor.authorCuri, Andréa Zaitune
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.coverage.cidadeNão informadopt_BR
dc.coverage.paisNão Informadopt_BR
dc.creatorCuri, Andréa Zaitune
dc.date.accessioned2022-10-28T21:53:59Z
dc.date.available2022-10-28T21:53:59Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNeste trabalho nós investigamos a relacão entre o desempenho na escola e os salários para os jovens brasileiros. Nós calculamos a média salarial e o desempenho para cada grupo definido por estado/gênero/cor para examinar se a qualidade do aprendizado, medida pelos resultados dos exames de proficiência da geração nascida em 1978 no final do ensino médio (1995), afeta os salários recebidos por esta geração cinco anos depois, medido no censo de 2000. Corrigimos o problema de viés de seleção advindo das migrações e do alto nível educacional da amostra usando o modelo de seleção de Dahl (2002). Além disto, nós utilizamos os insumos escolares como instrumentos para a proficiência. Os resultados mostraram que o desempenho nos exames de matemática de uma geração afeta o seu salário 5 anos depois, com uma elasticidade de 0,3.pt_BR
dc.description.otherThis paper examines whether the quality of learning, measured by the scores obtained by the 1978 generation at the end of high school (1995), affects the wages received by this cohort five years later, measured in the 2000 Census. We compute average wages and proficiency for each state/race/gender cell and correct the selection bias caused by migrations and by the high educational level of the sample using Dahl (2002)’s model. School inputs are used as instrumental variables for proficiency. The results show that the average test scores impact wages, with an estimated elasticity of 0.3.pt_BR
dc.format.extentp. 261–274pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1016/j.econ.2014.08.001pt_BR
dc.identifier.issn1517-7580pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4561
dc.identifier.volume15pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.publisherAssociação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC)pt_BR
dc.relation.ispartofEconomíapt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectSaláriospt_BR
dc.subjectViés de seleçãopt_BR
dc.subjectFunção de produção educacionalpt_BR
dc.subjectModelo de Roypt_BR
dc.subject.keywordsSchool performancept_BR
dc.subject.keywordsWagespt_BR
dc.subject.keywordsSelection biaspt_BR
dc.subject.keywordsEducation production functionpt_BR
dc.subject.keywordsRoy modelpt_BR
dc.titleThe relationship between school performance and future wages in Brazilpt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
R_Artigo_2014_The relationship between_TC.pdf
Tamanho:
903.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
R_Artigo_2014_The relationship between_TC
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Acesso_Primeira Pagina_The relationship between school performance and future wages in Brazil.pdf
Tamanho:
270.22 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: