A relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasil

dc.contributor.advisorADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
dc.contributor.authorSilva, Paulo Roberto De Carvalho
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorSilva, Paulo Roberto De Carvalho
dc.date.accessioned2021-09-13T03:13:29Z
dc.date.accessioned2021-02-10T15:43:54Z
dc.date.available2021-09-13T03:13:29Z
dc.date.available2020
dc.date.available2021-02-10T15:43:54Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractNo Brasil e na maioria dos mercados, as firmas de cobrança são as principais responsáveis pela atividade de recuperação de crédito e exercem um papel fundamental para minimizar perdas e contribuir para a eficiência do mercado. Para isso, investem em infraestrutura de call center e na formação e desenvolvimento do agente de cobrança, uma variável importante da equação de produção dessas companhias. Este estudo se propõe a analisar a relação entre experiência e performance no âmbito individual do agente de cobrança, controlando fatores operacionais e sociodemográficos que contribuem para sugerir um modelo preditivo de recuperação de crédito. Embora a produção de estudos dedicados à relação entre experiência e performance seja significativa, diferentes correntes teóricas se baseiam em achados divergentes sobre como essas variáveis se relacionam ao longo do tempo. A pesquisa foi conduzida em painel longitudinal e abrangeu um período de 25 meses correspondentes aos créditos recuperados por 283 indivíduos. Os resultados confirmaram que a relação entre experiência e desempenho é positiva, mas sua linearidade é alterada conforme o grau de complexidade da negociação submetida ao agente. Para os estágios mais avançados da cobrança quando as negociações são mais complexas, a relação é positiva e não-linear.pt_BR
dc.description.otherIn Brazil and in most markets, collection firms are the leading players in the credit recovery sector, playing a key role in reducing losses, thus cooperating to increase the credit market efficiency. To this end, these companies invest a lot in call center infrastructure and in the development of collection agents, an important variable of the debt collection performance. This study aims to analyze the relationship between experience and performance at the individual dimension of the collection agent, controlling the operational and sociodemographic components that contributed to develop a debt collection predictive model. Although there is a lot of studies analyzing the relationship between experience and performance, different theories have emerged based on dissonant findings regarding how these variables relate to each other across time. A panel data was developed to conduct the analysis that covered a period of 25 months of credits recovered by 283 individuals. The results confirmed there is a positive relationship between experience and performance, but it was found a change in its linearity over time when moderated by the degree of activity complexity submitted to the agent. In the meantime, this relationship changes according to the stage of debt collections, assuming a non-linear function in the advanced collection phases when negotiations are more complex.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2677
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectRecuperação de créditopt_BR
dc.subjectAgente de cobrançapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectAnalise preditivapt_BR
dc.subjectCredit recoverypt_BR
dc.subjectCollections agentpt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPredictive analysispt_BR
dc.titleA relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasilpt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberPRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO
local.contributor.boardmemberAlencar, Airlane Pereira
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationccfd47d5-bd80-4464-98ce-629abb672e3d
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryccfd47d5-bd80-4464-98ce-629abb672e3d
relation.isBoardMemberOfPublicationa9dfdc30-4af3-4fa9-a901-9c4417a062ed
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscoverya9dfdc30-4af3-4fa9-a901-9c4417a062ed

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
Paulo Carvalho.pdf
Tamanho:
1011.17 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: