Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil

dc.contributor.authorKomatsu, Bruno
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorOliveira, Pedro Augusto Costa
dc.contributor.authorViotti, Leonardo Teixeira
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorKomatsu, Bruno
dc.creatorOliveira, Pedro Augusto Costa
dc.creatorViotti, Leonardo Teixeira
dc.date.accessioned2022-10-31T21:49:07Z
dc.date.available2022-10-31T21:49:07Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste artigo descreve a trajetória do nível e da desigualdade educacional no Brasil desde a primeira metade do século XX. Combinamos diversas fontes de dados históricos, tais como os relatórios do Ministério de Negócios do Império, os Anuários Estatísticos do Brasil e os Censos Demográficos para construir novas medidas de escolaridade e calcular índices de Gini educa cional entre 1900 e 2000 para cada região e para o Brasil como um todo. Nossos resultados mostram que entre 1900 e 1930, a proporção de pessoas com ensino primário completo na população permaneceu em torno de 5%, ao passo que a parcela com ensino secundário completo esteve sempre abaixo de 1% e que somente 0,3% tinham ensino superior completo. Assim, a desigualdade educacional permaneceu constante até 1920, declinou lentamente entre 1920 e 1950 e mais rapidamente somente a partir de então.pt_BR
dc.description.otherThis paper describes the trajectory of educational level and inequality in Brazil in the first half of the 20th century. We combine various sources of historical data, such as the reports of the Ministry of Business of the Empire, the Statistical Yearbooks of Brazil and the Demographic Censuses to construct new educational measures and calculate educational Gini indices between 1900 and 2000 for each region and for Brazil as a whole. Our results show that between 1900 and 1930 the proportion of people with complete primary education in the population remained around 5%, while the share of secondary education was always below 1% and that only 0.3% had higher education complete. Thus, educational inequality remained constant until 1920, declining slowly between 1920 and 1950 and more rapidly thereafter.pt_BR
dc.format.extentp.687-722pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0101-41614943bnplpt_BR
dc.identifier.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4581
dc.identifier.volume49pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherDepartamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulopt_BR
dc.relation.ispartofEstudos Econômicos (São Paulo)pt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectÍndice de Ginipt_BR
dc.subject.keywordsEducationpt_BR
dc.subject.keywordsInequalitypt_BR
dc.subject.keywordsGini Indexpt_BR
dc.titleNovas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasilpt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
R_Artigo_Novas Medidas de Educação_TC.pdf
Tamanho:
1.86 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
R_Artigo_Novas Medidas de Educação_TC
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Acesso_Primeira Pagina_Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil.pdf
Tamanho:
148.14 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: