Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil
dc.contributor.author | Komatsu, Bruno | |
dc.contributor.author | NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO | |
dc.contributor.author | Oliveira, Pedro Augusto Costa | |
dc.contributor.author | Viotti, Leonardo Teixeira | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Komatsu, Bruno | |
dc.creator | Oliveira, Pedro Augusto Costa | |
dc.creator | Viotti, Leonardo Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2022-10-31T21:49:07Z | |
dc.date.available | 2022-10-31T21:49:07Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Este artigo descreve a trajetória do nível e da desigualdade educacional no Brasil desde a primeira metade do século XX. Combinamos diversas fontes de dados históricos, tais como os relatórios do Ministério de Negócios do Império, os Anuários Estatísticos do Brasil e os Censos Demográficos para construir novas medidas de escolaridade e calcular índices de Gini educa cional entre 1900 e 2000 para cada região e para o Brasil como um todo. Nossos resultados mostram que entre 1900 e 1930, a proporção de pessoas com ensino primário completo na população permaneceu em torno de 5%, ao passo que a parcela com ensino secundário completo esteve sempre abaixo de 1% e que somente 0,3% tinham ensino superior completo. Assim, a desigualdade educacional permaneceu constante até 1920, declinou lentamente entre 1920 e 1950 e mais rapidamente somente a partir de então. | pt_BR |
dc.description.other | This paper describes the trajectory of educational level and inequality in Brazil in the first half of the 20th century. We combine various sources of historical data, such as the reports of the Ministry of Business of the Empire, the Statistical Yearbooks of Brazil and the Demographic Censuses to construct new educational measures and calculate educational Gini indices between 1900 and 2000 for each region and for Brazil as a whole. Our results show that between 1900 and 1930 the proportion of people with complete primary education in the population remained around 5%, while the share of secondary education was always below 1% and that only 0.3% had higher education complete. Thus, educational inequality remained constant until 1920, declining slowly between 1920 and 1950 and more rapidly thereafter. | pt_BR |
dc.format.extent | p.687-722 | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/0101-41614943bnpl | pt_BR |
dc.identifier.issue | 4 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4581 | |
dc.identifier.volume | 49 | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Estudos Econômicos (São Paulo) | pt_BR |
dc.rights.license | O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR. | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade | pt_BR |
dc.subject | Índice de Gini | pt_BR |
dc.subject.keywords | Education | pt_BR |
dc.subject.keywords | Inequality | pt_BR |
dc.subject.keywords | Gini Index | pt_BR |
dc.title | Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil | pt_BR |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Artigo Científico | pt_BR |
relation.isAuthorOfPublication | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 |
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