Investigando a influência de priming de imagem de temperatura na tomada de risco

dc.contributor.advisorADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
dc.contributor.authorGraziani, Eduardo Alexandre
dc.coverage.spatialSão Paulo, SPpt_BR
dc.creatorGraziani, Eduardo Alexandre
dc.date.accessioned2021-09-13T03:23:23Z
dc.date.accessioned2021-05-23T20:06:18Z
dc.date.available2021-09-13T03:23:23Z
dc.date.available2020
dc.date.available2021-05-23T20:06:18Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO desenvolvimento da Economia Comportamental por meio da Teoria do Prospecto evidencia que a tomada de decisão envolvendo risco é influenciada por fatores subjetivos. Desta forma, utilizando princípios e descobertas da teoria do Embodied Cognition e o conceito de priming effect, o presente trabalho teve como objetivo verificar se um priming de imagem que remete à uma temperatura pode interferir na tomada de risco de um indivíduo e se isso ocorre por meio da influência na percepção de risco do indivíduo. A pesquisa foi divulgada pela ferramenta de ambiente online mTurk e realizada utilizando teste de tomada de risco e questionários de percepção de risco e embodied cognition. Por meio da perspectiva da metáfora conceitual do embodied cognition, o “comportamento frio” é um conceito usado para descrever metaforicamente o comportamento racional e deliberado e o “comportamento quente” associado à impulsividade. Observando os resultados dos efeitos sobre a tomada de risco, o priming “frio” teve resultado significativo e esperado, implicando na redução da tomada de risco em relação ao priming “neutro”. O priming “quente”, teve efeito significativo, mas com resultado oposto ao esperado, fazendo com que o indivíduo também reduzisse a tomada de risco em relação ao priming “neutro”. Para os resultados referentes à percepção de risco, não foi verificado efeito de priming de temperatura em nenhuma das condições (quente ou frio). Por consequência dos resultados anteriores, o modelo de mediação foi descartado. Contudo, o efeito priming de temperaturas diferentes da neutra, apontam para uma possibilidade de influência destas imagens de forma subjetiva na tomada de risco do indivíduo, trazendo implicações práticas.pt_BR
dc.description.otherThe development of Behavioral Economics through the Prospect Theory shows that decision making involving risk is influenced by subjective factors. Thus, using principles and discoveries from the Embodied Cognition theory and the concept of priming effect, the present work aimed to verify whether a priming image that refers to a temperature can interfere in an individual's risk taking. And if this occurs through the influence on the individual's risk perception. The research was published by the online tool mTurk and carried out using risk-taking test and risk perception and embodied cognition questionnaires. Through the perspective of the conceptual metaphor of embodied cognition, "cold behavior" is a concept used to metaphorically describe rational and deliberate behavior and "hot behavior" associated with impulsivity. Observing the results of the effects on risk taking, “cold” priming had a significant and expected result, implying a reduction in risk taking in relation to “neutral” priming. The "hot" priming had a significant effect, but with the opposite result to that expected, causing the individual to also reduce the risk taking in relation to the "neutral" priming. For the results regarding the perception of risk, there was no effect of temperature priming in any of the conditions (hot or cold). As a result of previous results, the mediation model was discarded. However, the priming effect of temperatures different from the neutral, point to a possibility of influence of these images subjectively in the individual's risk taking, bringing practical implications.pt_BR
dc.format.extent61 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2840
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjecteconomia comportamental; embodied cognition; priming effect; economia experimental; teste BARTpt_BR
dc.subjectbehavioral economics; embodied cognition; priming effect; experimental economics; BART testpt_BR
dc.titleInvestigando a influência de priming de imagem de temperatura na tomada de riscopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberGIULIANA ISABELLA
local.contributor.boardmemberTATIANA IWAI
local.contributor.boardmemberMachado, Sérgio Jurandyr
local.typeDissertaçãopt_BR
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