Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças
Autores
Andrade, Eduardo de Carvalho
Orientador
Co-orientadores
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Tipo de documento
Working Paper
Data
2009
Resumo
Esse trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, apresenta
os seus problemas e contribuições. Sobre os rankings oficiais brasileiros, conclui-se que: (i)
MEC tem uma política distinta para o ranking no ensino superior vis-à-vis ao do ensino médio –
no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos
oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da
qualidade da educação; (iii) a escolha ad-hoc dos pesos dos componentes do ranking da
graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos
de confiança dos valores adicionados estimados.
Palavras-chave
Rankings; Valor Adicionado; Comportamento Oportunístico
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
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Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas