Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças

dc.contributor.authorAndrade, Eduardo de Carvalho
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorAndrade, Eduardo de Carvalho
dc.date.accessioned2023-07-17T14:35:10Z
dc.date.available2023-07-17T14:35:10Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEsse trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, apresenta os seus problemas e contribuições. Sobre os rankings oficiais brasileiros, conclui-se que: (i) MEC tem uma política distinta para o ranking no ensino superior vis-à-vis ao do ensino médio – no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad-hoc dos pesos dos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados.pt_BR
dc.description.otherThis paper classifies the different types of rankings in education, presents its problems and contributions. About the Brazilian official rankings, it concludes that: (i) the Brazilian Ministry of Education has a different policy with respect to the higher education ranking vis-àvis the secondary one – in the latter, it estimates the value added and inhibits opportunistic behavior; (ii) the focus in the Enem/Enade results may not imply greater education quality; (iii) the ad-hoc choice of the higher education ranking components weights questions its validity; (iv) it is important to provide the confidence intervals of the estimated value added.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.issueBEWP 069/2009
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5803
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherInsperpt_BR
dc.publisherIBMEC São Paulopt_BR
dc.relation.ispartofseriesInsper Working Paperpt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectRankingspt_BR
dc.subjectValor Adicionadopt_BR
dc.subjectComportamento Oportunísticopt_BR
dc.subject.keywordsRankingspt_BR
dc.subject.keywordsValue Addedpt_BR
dc.subject.keywordsOpportunistic Behaviorpt_BR
dc.titleRankings em educação: tipos, problemas, informações e mudançaspt_BR
dc.typeworking paper
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeWorking Paperpt_BR

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
BEWP_069_2009_Rankings_em_educacao_tipos_problemas_informacoes_e_mudancas_TC.pdf
Tamanho:
270.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format