Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças
dc.contributor.author | Andrade, Eduardo de Carvalho | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Andrade, Eduardo de Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2023-07-17T14:35:10Z | |
dc.date.available | 2023-07-17T14:35:10Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Esse trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, apresenta os seus problemas e contribuições. Sobre os rankings oficiais brasileiros, conclui-se que: (i) MEC tem uma política distinta para o ranking no ensino superior vis-à-vis ao do ensino médio – no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad-hoc dos pesos dos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados. | pt_BR |
dc.description.other | This paper classifies the different types of rankings in education, presents its problems and contributions. About the Brazilian official rankings, it concludes that: (i) the Brazilian Ministry of Education has a different policy with respect to the higher education ranking vis-àvis the secondary one – in the latter, it estimates the value added and inhibits opportunistic behavior; (ii) the focus in the Enem/Enade results may not imply greater education quality; (iii) the ad-hoc choice of the higher education ranking components weights questions its validity; (iv) it is important to provide the confidence intervals of the estimated value added. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.issue | BEWP 069/2009 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5803 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Insper | pt_BR |
dc.publisher | IBMEC São Paulo | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Insper Working Paper | pt_BR |
dc.rights.license | O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR | pt_BR |
dc.subject | Rankings | pt_BR |
dc.subject | Valor Adicionado | pt_BR |
dc.subject | Comportamento Oportunístico | pt_BR |
dc.subject.keywords | Rankings | pt_BR |
dc.subject.keywords | Value Added | pt_BR |
dc.subject.keywords | Opportunistic Behavior | pt_BR |
dc.title | Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças | pt_BR |
dc.type | working paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Working Paper | pt_BR |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- BEWP_069_2009_Rankings_em_educacao_tipos_problemas_informacoes_e_mudancas_TC.pdf
- Tamanho:
- 270.35 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format