Presença, entrada e competição de bancos estrangeiros em mercados locais

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Autores

Helmeister Junior, Mario Sergio

Orientador

Barbosa, Klenio De Souza

Co-orientadores

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2018

Unidades Organizacionais

Resumo

Este trabalho estuda a decisão de entrada e presença de bancos estrangeiros em mercados locais, e como é a conduta competitiva entre esses bancos e os bancos nacionais, seguindo o modelo proposto por Bresnahan e Reiss (1991), e adaptado para o mercado bancário por Mello, Coelho e Rezende (2013). A partir da premissa de que um banco estrangeiro decide entrar em um mercado, e permanecer neste, se o lucro for maior ou igual a zero, encontramos evidências empíricas de que o PIB atua como tamanho de mercado, e este tem impacto representativo para a possibilidade de lucratividade dos bancos, sendo que quanto maior for o tamanho do mercado, maior o lucro, e assim maior a presença de bancos estrangeiros. A concorrência de outros bancos estrangeiros no mercado impacta negativamente a lucratividade, de forma que existe um tamanho de mercado mínimo para que um número de bancos possa atuar lucrativamente. Também foram encontradas evidências empíricas de que bancos nacionais não atuam como concorrentes diretos dos bancos estrangeiros e impactam de forma mínima na possibilidade de lucratividade deles

Palavras-chave

Setor bancário. Competição entre bancos. Bancos estrangeiros. Efeitos de entrada. Organização Industrial.; Banking industry. Competition between banks. Foreign banks. Entrance effects. Industrial Organization.

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Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Moita, Rodrigo Menon Simoes
Rocha, Bruno De Paula

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