Presença, entrada e competição de bancos estrangeiros em mercados locais

dc.contributor.advisorBarbosa, Klenio De Souza
dc.contributor.authorHelmeister Junior, Mario Sergio
dc.coverage.spatialSão Paulo, SPpt_BR
dc.creatorHelmeister Junior, Mario Sergio
dc.date.accessioned2021-09-13T03:21:06Z
dc.date.accessioned2021-04-16T16:28:49Z
dc.date.available2021-09-13T03:21:06Z
dc.date.available2018
dc.date.available2021-04-16T16:28:49Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractEste trabalho estuda a decisão de entrada e presença de bancos estrangeiros em mercados locais, e como é a conduta competitiva entre esses bancos e os bancos nacionais, seguindo o modelo proposto por Bresnahan e Reiss (1991), e adaptado para o mercado bancário por Mello, Coelho e Rezende (2013). A partir da premissa de que um banco estrangeiro decide entrar em um mercado, e permanecer neste, se o lucro for maior ou igual a zero, encontramos evidências empíricas de que o PIB atua como tamanho de mercado, e este tem impacto representativo para a possibilidade de lucratividade dos bancos, sendo que quanto maior for o tamanho do mercado, maior o lucro, e assim maior a presença de bancos estrangeiros. A concorrência de outros bancos estrangeiros no mercado impacta negativamente a lucratividade, de forma que existe um tamanho de mercado mínimo para que um número de bancos possa atuar lucrativamente. Também foram encontradas evidências empíricas de que bancos nacionais não atuam como concorrentes diretos dos bancos estrangeiros e impactam de forma mínima na possibilidade de lucratividade delespt_BR
dc.description.otherThis paper studies the entry decision of foreign banks in local markets, and how is the competitive behavior between these banks and the national banks, following the model proposed by Bresnahan and Reiss (1991), and adapted to the banking market by Mello, Coelho and Rezende (2013). From the premise that a foreign bank decides to enter a market, and remain in it, if profit is greater or equal to zero, we found empirical evidence that GDP acts as a market size, and has a representative impact on the possibility of profitability of banks, as the larger the size of the market, the higher the profit, and thus the greater the presence of foreign banks. Competition from other foreign banks in the market has a negative impact on profitability, so there is a minimum market size for a given number of banks to be able to operate profitably. Empirical evidence has also been found that domestic banks do not act as direct competitors of foreign banks, and have a minimal impact on their profitability.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2762
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectSetor bancário. Competição entre bancos. Bancos estrangeiros. Efeitos de entrada. Organização Industrial.pt_BR
dc.subjectBanking industry. Competition between banks. Foreign banks. Entrance effects. Industrial Organization.pt_BR
dc.titlePresença, entrada e competição de bancos estrangeiros em mercados locaispt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberMoita, Rodrigo Menon Simoes
local.contributor.boardmemberRocha, Bruno De Paula
local.typeDissertaçãopt_BR

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