Os Arranjos Institucionais Nos Projetos de Pagamento por Serviços Ambientais Hídricos no Brasil: Os casos de Extrema/MG, da bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ)/SP e da bacia do Rio Miringuava/PR

dc.contributor.advisorTavolari, Bianca Margarida Daminpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luis Ricardo Bernardo Ramos da
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorSilva, Luis Ricardo Bernardo Ramos da
dc.date.accessioned2023-08-02T03:53:33Z
dc.date.available2023-08-02T03:53:33Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO aquecimento global e os recentes fenômenos extremos decorrentes das mudanças climáticas nos mostraram a importância da proteção do meio ambiente e seus ecossistemas para a continuidade da vida humana no planeta. Na busca por conciliar interesses econômicos e ambientais, surgiu a proposta de um novo modelo econômico pautado no desenvolvimento sustentável, bem como diversos instrumentos econômicos de sustentabilidade. Dentre esses instrumentos econômicos, merece destaque o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Este trabalho busca demonstrar a relação entre os arranjos institucionais e suas respectivas estruturas de governança nas metas e resultados das políticas públicas de Pagamentos por Serviços Ambientais hídricos. A partir de um estudo de caso envolvendo três projetos de PSA-hídrico, a pesquisa analisou seus arranjos institucionais em duas dimensões da política pública de PSA: no seu desenho e na sua implementação. Dessa análise, foi possível verificar as suas diferenças e similaridades, bem como realizar uma contraposição com suas metas e resultados. Com isso, os projetos de PSA-hídrico foram submetidos a uma avaliação a partir de critérios característicos desta política pública, onde se determinou a eficiência de cada um desses projetos. Ainda, foi possível verificar algumas questões importantes na discussão dos arranjos institucionais em políticas públicas de sustentabilidade, como importante papel desempenhado pelas ONGs especializadas e a importância da participação popular, ambas desde o desenho da política pública, com a finalidade de tornar a política pública eficiente e inclusiva.pt_BR
dc.description.otherGlobal warming and recent extreme phenomena resulting from climate change have shown us the importance of protecting the environment and its ecosystems for the continuity of human life on the planet. In the quest to reconcile economic and environmental interests, the proposal for a new economic model based on sustainable development, as well as various economic instruments for sustainability, emerged. Among these economic instruments, the Payment for Environmental Services (PSA) deserves to be highlighted. This work seeks to demonstrate the relationship between institutional arrangements and their respective governance structures in the goals and results of public policies for Payments for Water Environmental Services. Based on a case study involving three PES-hydric projects, the research analyzed their institutional arrangements in two dimensions of PES public policy: in its design and in its implementation. From this analysis, it was possible to verify their differences and similarities, as well as to carry out a contrast with their goals and results. As a result, the PES-hydric projects were submitted to an evaluation based on criteria characteristic of this public policy, where the efficiency of each of these projects was determined. Still, it was possible to verify some important issues in the discussion of institutional arrangements in public sustainability policies, such as the important role played by specialized NGOs and the importance of popular participation, both from the design of public policy, to make public policy efficient and inclusive.pt_BR
dc.description.qualificationlevelMestradopt_BR
dc.format.extent85 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5986
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectpagamento por serviços ambientaispt_BR
dc.subjectpagamento por serviços ambientais hídricospt_BR
dc.subjectarranjos institucionaispt_BR
dc.subjectestruturas de governançapt_BR
dc.subject.keywordspayment for environmental servicespt_BR
dc.subject.keywordspayment for water environmental servicespt_BR
dc.subject.keywordsinstitutional arrangementspt_BR
dc.subject.keywordsgovernance structurespt_BR
dc.titleOs Arranjos Institucionais Nos Projetos de Pagamento por Serviços Ambientais Hídricos no Brasil: Os casos de Extrema/MG, da bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ)/SP e da bacia do Rio Miringuava/PRpt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberSANDRO CABRAL
local.contributor.boardmemberVentura, Andrea Cardosopt_BR
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication76c81ecd-5a8e-48de-9d12-b62cebc2e626
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