A isenção da tarifa de anuidade impacta os gastos de consumidores com cartão de crédito?

dc.contributor.advisorGUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO
dc.contributor.authorShinomata, Rafael
dc.contributor.coorientadorArtes, Rinaldo
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorShinomata, Rafael
dc.date.accessioned2023-06-16T12:33:41Z
dc.date.available2023-06-16T12:33:41Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa o comportamento de gasto dos consumidores antes e depois da contratação de um novo cartão de crédito isento da tarifa de anuidade. Considerando o cenário mais competitivo com o surgimento de novos players no mercado de meios de pagamentos com estratégias de ofertas agressivas, é investigado se os clientes que contratam o produto sem anuidade aumentam seus gastos, se comparado aos clientes que não contratam. O estudo foi realizado por meio de uma análise Difference in Differences (DiD), utilizando uma base de dados oriundas de uma das maiores instituições financeiras do Brasil e contendo informações sobre região, idade, gênero e valor gasto no cartão de crédito de janeiro a agosto de 2021. Os resultados sugerem que os indivíduos que contratam um cartão de crédito sem anuidade aumentam os seus gastos em 35% no terceiro mês após a contratação, se comparados aos indivíduos que não contratam.pt_BR
dc.description.otherThis research analyzes the spending behavior of consumers before and after contracting a new credit card with no annual fee. Considering the more competitive scenario due to the entry of new players in the payments industry with aggressive offer strategies, it is investigated whether customers who contract the product with no annual fee increase their expenses when compared to customers who do not. The study was carried out through a Difference in Differences (DiD) analysis, using a database from one of the largest financial institutions in Brazil containing information on region, age, gender and spending from January to August 2021. The results suggest that individuals who hire a credit card with no annual fee increase their expenses by 35% in the third month after contracting, compared to individuals that does not hire.pt_BR
dc.description.qualificationlevelMestradopt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5725
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectcartão de créditopt_BR
dc.subjecttarifa de anuidadept_BR
dc.subjectcomportamento de gastopt_BR
dc.subjectSpendingpt_BR
dc.subject.keywordsAnnual Feept_BR
dc.subject.keywordsSpending Behaviorpt_BR
dc.subject.keywordsCredit Card Spendingpt_BR
dc.titleA isenção da tarifa de anuidade impacta os gastos de consumidores com cartão de crédito?pt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationacc91f13-6399-4550-8409-8ada90bdff54
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryacc91f13-6399-4550-8409-8ada90bdff54
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Rafael Shinomata - Dissertacao.pdf
Tamanho:
430.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Rafael Shinomata - Dissertacao
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: