Os efeitos da identidade, da liderança, da per- cepção de suporte organizacional e do apoio à carreira sobre o engajamento do profissional

dc.contributor.advisorADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
dc.contributor.authorCosta, José Eduardo Teixeira
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorCosta, José Eduardo Teixeira
dc.date.accessioned2021-09-13T03:13:48Z
dc.date.accessioned2016-05-06T13:56:03Z
dc.date.available2021-09-13T03:13:48Z
dc.date.available2015
dc.date.available2016-05-06T13:56:03Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO engajamento é definido como a conexão física, emocional e intelectual que o profissional desenvolve com seu trabalho. Muitos fatores contribuem para o engaja- mento e esta pesquisa tem por objetivo medir o efeito que a identidade do funcionário com a empresa, a liderança – por meio do gestor ou chefe direto –, a percepção de suporte organizacional e o apoio à carreira do empregado tem sobre o engajamento dele. Para isso, foi utilizada uma base de dados com informações de 112.305 traba- lhadores de 364 empresas nacionais e multinacionais com sede no Brasil, que conta- ram sobre o seu ambiente de trabalho e sobre as práticas de recursos humanos de suas empresas. Os dados foram coletados por meio de um questionário online de 67 questões, durante o ano de 2014, pela equipe do Guia VOCÊ S/A-EXAME As Melho- res Empresas Para Você Trabalhar, da Editora Abril. Utilizou-se, primeiramente, a téc- nica de análise fatorial a fim de validar as escalas para cada um dos construtos: iden- tidade, liderança, percepção de suporte organizacional e apoio à carreira. A amostra foi dividida em duas para esta análise e seus coeficientes resultaram positivos e sig- nificativos para os construtos, demonstrando que as quatro escalas possuem vali- dade, além de alta confiabilidade, de acordo com o alfa de Cronbach. Posteriormente, foi feita a regressão dos fatores contra a variável dependente engajamento. Ficou de- monstrado que os quatro fatores contribuem positivamente e de forma significante para o engajamento. Porém, a identidade do funcionário com a empresa e a percep- ção de suporte organizacional são aspectos preponderantes para a conexão física, emocional e intelectual do profissional com seu trabalho.pt_BR
dc.format.extent55 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1334
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectCarreirapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRecursos Humanospt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subjectLeadershippt_BR
dc.subjectCareerpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectHuman Resourcespt_BR
dc.titleOs efeitos da identidade, da liderança, da per- cepção de suporte organizacional e do apoio à carreira sobre o engajamento do profissionalpt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberCHARLES KIRSCHBAUM
local.contributor.boardmemberNakata, Lina
local.contributor.boardmemberTATIANA IWAI
local.typeDissertaçãopt_BR
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