O Impacto da lei das Cotas na Migração do Ensino Básico

dc.contributor.advisorADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
dc.contributor.authorMannes, Yuri Sporrer
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorMannes, Yuri Sporrer
dc.date.accessioned2022-08-17T22:25:58Z
dc.date.available2022-08-17T22:25:58Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é examinar o impacto da Lei das Cotas (Lei nº 12.711), promulgada em agosto de 2012, sobre as migrações entre escolas públicas e privadas do ensino básico. Migração que se intensificava nas últimas décadas com forte aumento de alunos na rede privada, que por sua vez apresenta maior qualidade de ensino. Utilizando o método de diferença em diferenças, foi estimado um modelo logit para avaliar o impacto da lei, com a expectativa de que a política tivesse influenciado negativamente a probabilidade de migração das escolas privadas para a rede pública de ensino. A análise foi feita com base nos coortes 2011-2012 e 2013-2014, mas resumiu-se ao estado de Santa Catarina. Os resultados, entretanto, apontam que a Lei das Cotas não teve um impacto significativo sobre a chance de um aluno da rede privada migrar para uma escola pública, descartando a hipótese de que tal lei tenha distorcido artificialmente o processo de escolha das famílias. Outras variáveis relacionadas ao desempenho acadêmico tiveram grande significância, assim como raça e características sociais regionais. O estudo apresenta limitações por se restringir a um único estado da federação e não ter acesso a outras características individuais que possam explicar a tomada de decisão da migração, como renda familiar e instrução dos pais/responsáveis.pt_BR
dc.description.otherThe goal of this work is to examine the impact of the Law of Social Quotas, promulgated on august 2012, on the migration between private and public basic education schools. The migration intensified in the last couple decades with a great increase of students in the private system, which has presented better educational results over the years. Utilizing the differences in-differences method, we estimated a logit model to evaluate the impact of the law, expecting that this policy had negatively influenced the probability of migration from the private school to the public ones. The analysis was based on the cohorts 2011-2012 and 2013-2014, resumed to Santa Catarina State. The results, however, indicate that que new Law had no significant impact on the chance of a student to migrate from the private to the public educational system. Other variables related to academic performance showed significance, as well as race and regional social characteristics. The study presents limitations for being restrict to a single state of the federation and not having access to other individual characteristics that may explain the decision-making process of migration, like income and parents’ education.pt_BR
dc.description.qualificationlevelGraduaçãopt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4035
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectLei das Cotaspt_BR
dc.subjectLogitpt_BR
dc.subjectEnsino Básicopt_BR
dc.subject.keywordsLaw of Social Quotaspt_BR
dc.subject.keywordsLogitpt_BR
dc.subject.keywordsBasic Educationpt_BR
dc.titleO Impacto da lei das Cotas na Migração do Ensino Básicopt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberVenezuela, Maria Kellypt_BR
local.subject.capesCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationccfd47d5-bd80-4464-98ce-629abb672e3d
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