Consumo e gosto cultural: um estudo sobre padrões de consumo cultural brasileiro

dc.contributor.advisorOliveira, Vinícius de Bragança Müller e
dc.contributor.authorLima, Philippe Ricciardi Carrer
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorLima, Philippe Ricciardi Carrer
dc.date.accessioned2016-07-06T11:49:21Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:38:53Z
dc.date.available2015
dc.date.available2016-07-06T11:49:21Z
dc.date.available2021-09-13T02:38:53Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractA formação de grupos sociais é tema amplamente estudado na literatura sociológica. Sob diversas óticas o tema é constantemente revisitado e para este trabalho será feita uma análise empírica baseada nas teorias de Richard Peterson e, essencialmente, Pierre Bourdieu. A obra “A Distinção” de Bourdieu, que serve como base teórica para grande parte dos estudos relacionados a consumo cultural, procura mostrar como os agentes sociais determinam seu padrão de cultura e seus hábitos culturais no contexto francês de 1950. Nesta, o autor chega a conclusão que indivíduos da elite francesa eram esnobes culturalmente e se distinguiam dos demais grupos. Obras posteriores feitas em outros países e mesmo na França mostram que esse padrão foi deixado para trás e as novas elites procuram ampliar seus gostos culturais a uma variedade que vai além do erudito, transitando entre outras formas de cultura. Aqui será feita uma análise comparativa entre, não somente os resultados de Bourdieu, mas também de diversos outros artigos publicados posteriormente, para entender melhor as formações de cultura no Brasil. A teoria do onívoro cultural, cunhada por Peterson (1992), serve de embasamento para todo o trabalho que tem como objetivo final definir qual é o padrão de consumo cultural de diferentes classes culturais e como algumas variáveis sociais afetam este padrão. Os resultados trazem três evidências: 1) agentes da elite cultural brasileira mostram-se mais onívoros do que agentes não-elites, contrariando o proposto por Bourdieu no cenário francês e alinhando-se com o mostrado por Peterson; 2) renda mais elevada tende a limitar o alcance do gosto cultural diversificado; e 3) níveis de escolaridade maiores são responsáveis por intensificar o comportamento onívoro.pt_BR
dc.description.otherThe formation of social groups is a frequent topic in the sociological literature. Under different views, the topic is constantly revisited and in this paper, it will be done an empirical analysis based on the theories of Richard Peterson and, essentially, Pierre Bourdieu. Bourdieu´s book “Distinction”, which serves as theoretical base for the major part of the studies in the field of cultural consumption, tries to elucidate how social agents determine their cultural standards and their cultural habit in the 50’s French context. In his work, the author finds that individuals of the French highbrow class were cultural snobs and distinguished themselves from other groups. Subsequent studies focusing in other countries and even in France, show that this standard was left behind e the new highbrow classes try to expand their cultural taste to a variety that goes beyond the erudite, transitioning within other forms of culture. In this study it will be done a comparative analysis between, not only Bourdieu´s results, but also results from another broad range of subsequent authors, to better understand the cultural consumption formation in Brazil. The theory of the cultural omnivorous, term coined by Peterson (1992), will serve as base for this work, which will try to define what is the standard of cultural consumption of different cultural classes in Brazil and how some social variables impact this standard. The results bring three main evidences: 1) agents of the Brazilian highbrow cultural class show themselves more omnivorous than the other agents, going against the proposed by Pierre Bourdieu in the 50’s French scene, and aligning with the shown by Peterson; 2) the highest income level tends to limit the more diversified cultural taste; and 3) levels of education are the main responsible for intensifying the omnivorous behavior.pt_BR
dc.format.extent27 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1368
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectConsumo culturalpt_BR
dc.subjectOnívoro culturalpt_BR
dc.subjectHomologia estruturalpt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectPierre Bourdieupt_BR
dc.subjectA distinçãopt_BR
dc.subjectCultural consumptionpt_BR
dc.subjectCultural omnivorouspt_BR
dc.subjectStructural homologypt_BR
dc.subjectdistinctionpt_BR
dc.titleConsumo e gosto cultural: um estudo sobre padrões de consumo cultural brasileiropt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberCARLOS ALBERTO FURTADO DE MELO
local.contributor.boardmemberSchüler, Fernando Luís
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication9d3ee97c-8594-40a2-9693-7e7e65947706
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