Renascença da indústria brasileira de filmes: destinos entrelaçados?

dc.contributor.authorCHARLES KIRSCHBAUM
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-08T07:39:05Z
dc.date.available2022-10-08T07:39:05Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractO objetivo é contribuir para a investigação sobre a dinâmica de campos organizacionais a partir de uma abordagem de análise de redes. Para isso, foi reconstruída a rede da indústria brasileira de filmes de 1994 a 2002 e analisados os fatores de previsão da performance individual, explorando sua relação com as características relevantes dos indivíduos. O papel categórico (ator, diretor, produtor) é um dos elementos mais poderosos de previsão da performance individual entre 1994 e 1996. Entretanto, em períodos subseqüentes, outras variáveis estratégicas ganham maior relevância, tais como o reconhecimento individual, a centralidade e a equivalência estrutural. Esses resultados sugerem que, em uma indústria em rede e que se encontra em desenvolvimento, o sucesso coletivo é mais importante que o sucesso individual.pt_BR
dc.description.notesTexto completopt_BR
dc.description.otherThis article attempts to contribute to the investigation on field dynamics by offering a social network approach. For this purpose the Brazilian movie industry network was recovered from 1994 through 2002. Individual performances were analyzed by exploring their relations with relevant characteristics. Categorical role (actor, director, producer, among others) is the most powerful predictor of individual performance from 1994 through 1996. However, in the following periods, other strategic variables gain in importance, as individual recognition, centrality and structural equivalence. These findings suggest that in a developing networked industry, collective success is more important than individual success.pt_BR
dc.format.extentp. 58-71pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S0034-75902006000300006pt_BR
dc.identifier.issn2178938Xpt_BR
dc.identifier.issue3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4193
dc.identifier.volume46pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFGV EAESPpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administração de Empresas - RAEpt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectCampo organizacionalpt_BR
dc.subjectAnálise de Redes Sociaispt_BR
dc.subjectneo-institucionalismopt_BR
dc.subjectindústria culturalpt_BR
dc.subjectredes sociaispt_BR
dc.subject.keywordsOrganizational fieldpt_BR
dc.subject.keywordsSocial Network Analysispt_BR
dc.subject.keywordssocial networkspt_BR
dc.subject.keywordsneo-institutionalismpt_BR
dc.subject.keywordscreative industriespt_BR
dc.titleRenascença da indústria brasileira de filmes: destinos entrelaçados?pt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication6a78e139-d40f-41eb-b258-6922f24afda5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6a78e139-d40f-41eb-b258-6922f24afda5
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