Aplicação do modelo probit para determinar o efeito da presença de companhias aéreas low cost no comportamento de entrada de TAM e GOL

dc.contributor.advisorMoita, Rodrigo Menon Simões
dc.contributor.authorRocca, Letícia Dos Santos
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorRocca, Letícia Dos Santos
dc.date.accessioned2021-09-13T03:16:00Z
dc.date.accessioned2015-12-09T19:54:16Z
dc.date.available2021-09-13T03:16:00Z
dc.date.available2015
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo discutir e identificar as características que afetam o comportamento de entrada das companhias aéreas brasileiras nos mercados domésticos, para o período entre 2007 e 2010. Por meio de uma modelagem econométrica de escolha discreta (probit), estima-se um modelo empírico capaz identificar quais os efeitos que variáveis relacionadas às características demográficas, geográficas, segmentação de rotas, competitividade, e à distribuição da malha aérea exercem sobre a decisão de entrada dessas empresas. Além disso, o modelo analisa como o comportamento de entrada das companhias de grande porte TAM e GOL pode ser afetado pela presença de seus rivais nos mercados, incluindo Azul e Avianca Brasil, que, nesse estudo, foram agrupadas e denominadas low cost. Os principais resultados mostram que, as presenças de Azul e Avianca afetam negativamente a entrada das outras empresas maiores. Por outro lado, tanto para TAM como para GOL, a presença de sua principal e maior companhia rival apresenta efeito marginal positivo e significante, o que poderia indicar a possível existência de “efeitos de aprendizagem”, conceito citado por Toivanen e Waterson (2005).pt_BR
dc.description.otherThis paper aims to discuss and identify characteristics that affect the Brazilian airlines’ entry decision for domestic routes, from a period between 2007 and 2010. Using an econometric discrete choice model (probit), this empirical model estimation identifies what effects some demographic and geographic variables, the type of competitiveness, and the network distribution have on companies. Furthermore, it understands how the entry decision of large companies as TAM and GOL is affected by the presence of its rivals, including Azul and Avianca Brasil, both named here as low cost. The main results show that the presence of Azul and Avianca affects negatively the entry of other major companies. On the other hand, for both TAM and GOL, the presence of its main and large rival shows a positive and significant effect, which might be related with the presence of "learning effects", concept cited by Toivanen and Waterson (2005).pt_BR
dc.format.extent55 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1219
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectAviação civilpt_BR
dc.subjectModelo de entradapt_BR
dc.subjectProbitpt_BR
dc.subjectTransporte aéreopt_BR
dc.subjectCivil aviationpt_BR
dc.subjectEntry modelpt_BR
dc.subjectProbitpt_BR
dc.subjectAir transportationpt_BR
dc.titleAplicação do modelo probit para determinar o efeito da presença de companhias aéreas low cost no comportamento de entrada de TAM e GOLpt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeDissertaçãopt_BR
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