Aplicação do modelo probit para determinar o efeito da presença de companhias aéreas low cost no comportamento de entrada de TAM e GOL

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Autores

Rocca, Letícia Dos Santos

Orientador

Moita, Rodrigo Menon Simões

Co-orientadores

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2015

Unidades Organizacionais

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir e identificar as características que afetam o comportamento de entrada das companhias aéreas brasileiras nos mercados domésticos, para o período entre 2007 e 2010. Por meio de uma modelagem econométrica de escolha discreta (probit), estima-se um modelo empírico capaz identificar quais os efeitos que variáveis relacionadas às características demográficas, geográficas, segmentação de rotas, competitividade, e à distribuição da malha aérea exercem sobre a decisão de entrada dessas empresas. Além disso, o modelo analisa como o comportamento de entrada das companhias de grande porte TAM e GOL pode ser afetado pela presença de seus rivais nos mercados, incluindo Azul e Avianca Brasil, que, nesse estudo, foram agrupadas e denominadas low cost. Os principais resultados mostram que, as presenças de Azul e Avianca afetam negativamente a entrada das outras empresas maiores. Por outro lado, tanto para TAM como para GOL, a presença de sua principal e maior companhia rival apresenta efeito marginal positivo e significante, o que poderia indicar a possível existência de “efeitos de aprendizagem”, conceito citado por Toivanen e Waterson (2005).

Palavras-chave

Aviação civil; Modelo de entrada; Probit; Transporte aéreo; Civil aviation; Entry model; Probit; Air transportation

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Idioma

Português

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