Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1219
Type: Dissertação
Title: Aplicação do modelo probit para determinar o efeito da presença de companhias aéreas low cost no comportamento de entrada de TAM e GOL
Authors: Rocca, Letícia Dos Santos
Advisor: Moita, Rodrigo Menon Simões
Publication Date: 2015
Original Abstract: O presente trabalho tem por objetivo discutir e identificar as características que afetam o comportamento de entrada das companhias aéreas brasileiras nos mercados domésticos, para o período entre 2007 e 2010. Por meio de uma modelagem econométrica de escolha discreta (probit), estima-se um modelo empírico capaz identificar quais os efeitos que variáveis relacionadas às características demográficas, geográficas, segmentação de rotas, competitividade, e à distribuição da malha aérea exercem sobre a decisão de entrada dessas empresas. Além disso, o modelo analisa como o comportamento de entrada das companhias de grande porte TAM e GOL pode ser afetado pela presença de seus rivais nos mercados, incluindo Azul e Avianca Brasil, que, nesse estudo, foram agrupadas e denominadas low cost. Os principais resultados mostram que, as presenças de Azul e Avianca afetam negativamente a entrada das outras empresas maiores. Por outro lado, tanto para TAM como para GOL, a presença de sua principal e maior companhia rival apresenta efeito marginal positivo e significante, o que poderia indicar a possível existência de “efeitos de aprendizagem”, conceito citado por Toivanen e Waterson (2005).
Keywords in original language : Aviação civil
Modelo de entrada
Probit
Transporte aéreo
Civil aviation
Entry model
Probit
Air transportation
Abstract: This paper aims to discuss and identify characteristics that affect the Brazilian airlines’ entry decision for domestic routes, from a period between 2007 and 2010. Using an econometric discrete choice model (probit), this empirical model estimation identifies what effects some demographic and geographic variables, the type of competitiveness, and the network distribution have on companies. Furthermore, it understands how the entry decision of large companies as TAM and GOL is affected by the presence of its rivals, including Azul and Avianca Brasil, both named here as low cost. The main results show that the presence of Azul and Avianca affects negatively the entry of other major companies. On the other hand, for both TAM and GOL, the presence of its main and large rival shows a positive and significant effect, which might be related with the presence of "learning effects", concept cited by Toivanen and Waterson (2005).
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia dos Santos Rocca_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETO1.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Letícia dos Santos Rocca_Autorizacao.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO60.02 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.