Efeitos da Pandemia na Primeira Infância

dc.contributor.authorCavalcante, Vitor Fernandes
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorCavalcante, Vitor Fernandes
dc.creatorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.date.accessioned2023-12-13T16:18:46Z
dc.date.available2023-12-13T16:18:46Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNeste artigo verificamos quais foram os efeitos da pandemia do novo coronavírus na primeira infância no Brasil. Apresentamos dados que mostram uma baixa incidência da doença em crianças com idades entre 0 e 6 anos. Entretanto, nossa análise sugere uma subnotificação de casos para crianças mais pobres. Ao comparar o período anterior à pandemia com dados mais recentes, verificamos uma piora do mercado de trabalho para pais e mães de crianças, como o aumento do desemprego e a queda na renda. Apesar disso, mostramos que o auxílio emergencial, programa de transferências de renda do governo, evitou que um número maior de domicílios em que vivem crianças entrasse nas condições de pobreza e extrema pobreza, além de conter o aumento da desigualdade entre essas famílias. Por fim, mostramos que o fechamento das escolas afeta as crianças de modo desigual. Crianças mais pobres possuem condições domiciliares mais prejudiciais ao desenvolvimento infantil. Além disso, o acesso às atividades escolares é maior para crianças que possuem mães com maiores níveis educacionais. Dessa forma, o período posterior à pandemia deverá mostrar um aumento da desigualdade educacional entre diferentes grupos socioeconômicos.pt_BR
dc.description.notesProdução vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paperpt_BR
dc.description.otherIn this article we verify which were the effects of the pandemic of the new coronavirus in early childhood in Brazil. We present data showing a low incidence of the disease in children aged 0 to 6 years. However, our analysis suggests an underreporting of cases for poorer children. When comparing the period before the pandemic with more recent data, we verify a worsening of the labour market for fathers and mothers of children, such as an increase in unemployment and a drop in income. Despite this, we show that the emergency aid, a government cash transfer programme, prevented more households with children from falling into poverty and extreme poverty, and contained the increase in inequality among these families. Finally, we show that school closures affect children unequally. Poorer children have home conditions that are more harmful to child development. In addition to that, access to school activities is greater for children who have mothers with higher educational levels. Therefore, the post-pandemic period should show an increase in educational inequality among different socioeconomic groups.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6165
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofseriesPolicy Paperpt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectdesigualdadept_BR
dc.subjectfechamento das escolaspt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subject.keywordsCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordsinequalitypt_BR
dc.subject.keywordsschool closurespt_BR
dc.subject.keywordseducationpt_BR
dc.titleEfeitos da Pandemia na Primeira Infânciapt_BR
dc.typePolicy Paper
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2021/04/Policy_Paper_56.pdf
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typePolicy Paperpt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
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