O impacto da clandestinidade na competição de revendas GLP doméstico no mercado brasileira

dc.contributor.advisorMoita, Rodrigo Menon Simões
dc.contributor.authorNashiro, Arnaldo
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorNashiro, Arnaldo
dc.date.accessioned2021-09-13T03:16:04Z
dc.date.accessioned2015-10-19T20:53:24Z
dc.date.available2021-09-13T03:16:04Z
dc.date.available2015-10-19T20:53:24Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da clandestinidade1 no ambiente competitivo do setor de revendas de GLP doméstico2. Revendas clandestinas podem ter um impacto diferente na competição, tanto por terem custos distintos (Ex: sonegação fiscal e não cumprimento das normas de segurança adequadas à comercialização deste produto) quanto por diferenças em termos de poder de mercado. Estimamos um modelo de entrada inspirado na publicação de Bresnahan & Reiss (1991) para mensurar o impacto que a entrada de novas firmas tem no poder de mercado das firmas existentes e quais são as diferenças observadas entre revendas clandestinas e regulares. A base de dados foi elaborada pelo autor usando uma “cross section” do número de revendas regulares e clandestinas para uma amostra de 469 municípios brasileiros. Os resultados mostram que as firmas clandestinas aumentam a competição quando entram nos mercados, uma vez que o tamanho de mercado para a entrada de uma clandestina é superior ao tamanho de mercado necessário para a entrada de uma firma regular, em um primeiro momento. Os efeitos competitivos decaem rapidamente tanto com firmas regulares quanto com clandestinas, sendo que, com aproximadamente 4 firmas, o grau de poder de mercado é mínimo.pt_BR
dc.description.otherThis paper aims to examine the impact of non-regular revenues in the competitive environment of the domestic LPG segment. Non-regular revenues may have a different impact on the competition, not only because they have different costs (Eg. tax evasion and non-compliance of appropriate safety standards to the selling of this product) but also differences in terms of market power. We estimate an entry model inspired in Bresnahan & Reiss (1991) publication to measure the impact that new firms entry has on the market power of existing firms and the differences between regular and non-regular revenues. The database was developed by the author using a cross section of the number of regular and non-regular revenues for a sample of 469 Brazilian cities. The results show that non-regular firms increase competition when they enter the markets, since the market size for a non-regular revenue entry is greater than the size of necessary market for a regular firm entry, on the first time. The competitive effects decrease rapidly with both firms, regular and non-regular, so that with nearly 4 firms the degree of market power is minimal.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/999
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectModelo de entradapt_BR
dc.subjectProbit ordenadopt_BR
dc.subjectCompetiçãopt_BR
dc.subjectClandestinidadept_BR
dc.subjectRevendas de GLP domésticopt_BR
dc.subjectEntry modelspt_BR
dc.subjectOrdered probitpt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.subjectNon-regular firmspt_BR
dc.subjectDomestic LPG revenuespt_BR
dc.titleO impacto da clandestinidade na competição de revendas GLP doméstico no mercado brasileirapt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberLazzarini, Sérgio Giovanetti
local.contributor.boardmemberGoldbaum, Sérgio
local.typeDissertaçãopt_BR
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