Desenvolvendo líderes: A visão de profissionais de RH e de líderes sobre a contribuição das diferentes ferramentas nesse processo

dc.contributor.advisorGUSTAVO MOREIRA TAVARES
dc.contributor.authorMarin, Paulo Ricardo
dc.creatorMarin, Paulo Ricardo
dc.date.accessioned2025-01-28T14:39:48Z
dc.date.available2025-01-28T14:39:48Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO desenvolvimento de liderança é um tema atual e de grande relevância para as organizações, que realizam altos investimentos com esta finalidade, e para a academia, como se nota pelo grande avanço das pesquisas sobre o tema nas últimas décadas. Apesar disso, o conhecimento sobre o processo de aprendizagem do líder ao longo do tempo para desenvolver suas capacidades e atingir a maturidade no papel de liderança ainda é limitado, assim como o entendimento sobre como diferentes ferramentas (coaching, mentoria, cursos etc.) contribuem nesse processo. Para investigar essa questão, foi utilizado método misto de pesquisa. Na pesquisa qualitativa, foram entre vistados 15 profissionais com experiências diversas em planejamento, formulação e aplicação de programas de desenvolvimento de líderes. Os achados do estudo qualitativo permitiram aos pesquisadores identificarem os resultados esperados da aplicação das diferentes ferramentas que integram seus programas de desenvolvimento. Na fase quantitativa, 622 profissionais que utilizaram as ferramentas avaliaram a efetividade e os tipos de aprendizado associados a cada uma delas. Tendo como base o modelo teórico dos resultados de aprendizagem de Wallace, Torres e Zaccaro (2021), o estudo apresenta um novo modelo em que demonstra a contribuição de cada ferramenta dentro do processo de desenvolvimento do líder em relação à sua maturidade e apresenta a percepção dos líderes quanto à vocação das ferramentas em relação ao desenvolvimento do aprendizado cognitivo, comportamental, afetivo/motivacional ou autoconhecimento, contribuindo para que se entenda como e por quais meios os diferentes aspectos de liderança se desenvolvem.pt
dc.description.abstractLeadership development is a current and highly relevant topic for organizations, which invest heavily for this purpose, and for academia, as evidenced by the significant ad vancement of research on the subject in recent decades. Despite this, knowledge about the leader's learning process over time to develop their capabilities and reach maturity in the leadership role is still limited, as is the understanding of how different tools (coaching, mentoring, courses, etc.) contribute to this process. To investigate this issue, a mixed research method was used. In the qualitative research, 15 professionals with diverse experiences in planning, formulating, and applying leadership develop ment programs were interviewed. The findings of the qualitative study allowed the re searchers to identify the expected outcomes from the application of the different tools that integrate their development programs. In the quantitative phase, 622 professionals who used the tools evaluated the effectiveness and types of learning associated with each of them. Based on Wallace, Torres, and Zaccaro's (2021) theoretical model of learning outcomes, the study presents a new model that demonstrates the contribution of each tool within the leader development process in relation to their maturity and shows the leaders’ perception regarding the tools' vocations concerning the development of cognitive, behavioral, affective/motivational, or self-awareness learning, con tributing to the understanding of how and by what means the different aspects of leadership develop.en
dc.formatDigital
dc.format.extent47 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7312
dc.language.isoPortuguês
dc.subjectDesenvolvimento de liderançapt
dc.subjectaprendizagempt
dc.subjecttreinamentopt
dc.subjectLeadership developmenten
dc.subjectlearningen
dc.subjecttrainingen
dc.titleDesenvolvendo líderes: A visão de profissionais de RH e de líderes sobre a contribuição das diferentes ferramentas nesse processo
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberGUSTAVO MOREIRA TAVARES
local.contributor.boardmemberEDVALTER BECKER HOLZ
local.contributor.boardmemberStory, Joana
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
local.typeDissertação
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