O impacto do desempenho das instituições de educação básica na qualidade do ensino superior

dc.contributor.authorANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE
dc.contributor.authorGramani, Maria Cristina Nogueira
dc.coverage.cidadeRio de Janeiropt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorGramani, Maria Cristina Nogueira
dc.date.accessioned2022-08-01T20:26:17Z
dc.date.available2022-08-01T20:26:17Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEsta pesquisa analisou a eficiência educacional das Unidades Federativas (UF) do Brasil, relacionando o desempenho das instituições de Educação Básica com a qualidade alcançada pelas instituições do ensino superior. Além disso, investigou-se em qual nível da Educação Básica devem alocar-se esforços para melhoria da eficiência a educacional de cada UF. A eficiência educacional foi medida considerando a relação entre o Índice de qualidade do Ensino Superior (produto) e o desempenho da Educação Básica (insumos). O desempenho da educação básica levou em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), j· a qualidade do Ensino Superior foi determinada pelo Índice Geral de Cursos (IGC). Através de uma técnica denominada Data Envelopment Analysis, foram identificadas as UFs mais eficientes e as metas de melhoria para as menos eficientes. Os resultados indicaram ainda que, em geral, os anos iniciais do Ensino Fundamental merecem maior atenção por parte dos gestores e governantespt_BR
dc.description.otherThis research analyzed the educational efficiency of the educational Federal Units (FU) in Brazil, linking the performance of institutions of Basic Education institutions with the quality achieved by Higher education institutions. Furthermore, this research also investigated at which level of Basic Education more efforts should be allocated more efforts to improve the educational efficiency of each FU. The educational efficiency was measured considering the relationship between the index of quality in Higher Education (product) and the performance of basic education (inputs). The performance of basic education considered the Index of Basic Education Development (Ideb) and the performance of Higher Education was determined by the General Index of Courses (IGC). A technique called Data Envelopment Analysis was used to identify the most efficient FUs and to set the goals of the least efficient. The results also indicated that, in general, the early years of Basic Education deserve greater attention by managers and political leaders.pt_BR
dc.format.extentp. 679-701pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.issn01044036pt_BR
dc.identifier.issn18094465pt_BR
dc.identifier.issue72pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3820
dc.identifier.volume19pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFundação Cesgranriopt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAnálise envoltória de dadospt_BR
dc.subjecteficiência educacionalpt_BR
dc.subject.keywordsbasic educationpt_BR
dc.subject.keywordsHigher educationpt_BR
dc.subject.keywordsData envelopment analysispt_BR
dc.subject.keywordsEfficiency of educationpt_BR
dc.titleO impacto do desempenho das instituições de educação básica na qualidade do ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeThe impact of the performance of basic education institutions in the quality of higher educationpt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/437
local.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
R_Artigo_2011_O IMPACTO DO DESEMPENHO_TC.pdf
Tamanho:
905.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
R_Artigo_2011_O IMPACTO DO DESEMPENHO_TC
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Acesso_Primeira Pagina_O impacto do desempenho das instituições de educação básica na qualidade do ensino superior.pdf
Tamanho:
63.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: