Desafios do processo de avaliação de empresas: Um estudo de caso da Tesla.

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Autores

Sansaloni, Lucas Oliveira Pinto

Orientador

Lucchesi, Eduardo Pozzi

Co-orientadores

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Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2022

Unidades Organizacionais

Resumo

Empresas e modelos de negócios novos trazem desafios a sua avaliação, de forma que os métodos tradicionais são distorcidos por alguns drivers e métodos menos tradicionais têm menos credibilidade por depender de expectativas da própria empresa. Pensando nesse processo, a Tesla, por ser uma empresa de rápido crescimento em um mercado novo que compete com um mercado já consolidado, é utilizada como um estudo de caso visando analisar os efeitos de diferentes métodos de valuation na avaliação de empresas novas. Através de dados financeiros da Tesla, de pares do mercado automobilístico e do próprio mercado, foram feitas análises de três diferentes métodos de valuation: Fluxos de Caixa Descontados, Lucro Econômico e Múltiplos. A Tesla, mesmo sendo uma empresa já em um estado mais maduro que uma empresa nova, sua avaliação ainda passa pelos mesmos desafios que muitas startups, apontando distorções em cada um dos métodos, de forma que a utilização de diferentes métodos se torna necessária para visualizar essas diferenças, principalmente para empresas menos consolidadas.

Palavras-chave

Avaliação; Empresas; Finanças; Tesla; Veículo Elétrico

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Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Kiyokawa, Fabrício

Área do Conhecimento CNPQ

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Sociais Aplicadas

Citação

Avaliação

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