Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5656
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desafios do processo de avaliação de empresas: Um estudo de caso da Tesla.
Author: Sansaloni, Lucas Oliveira Pinto
Examination board: Kiyokawa, Fabrício
Advisor: Lucchesi, Eduardo Pozzi
Academic degree: Graduação
Publication Date: 2022
Original Abstract: Empresas e modelos de negócios novos trazem desafios a sua avaliação, de forma que os métodos tradicionais são distorcidos por alguns drivers e métodos menos tradicionais têm menos credibilidade por depender de expectativas da própria empresa. Pensando nesse processo, a Tesla, por ser uma empresa de rápido crescimento em um mercado novo que compete com um mercado já consolidado, é utilizada como um estudo de caso visando analisar os efeitos de diferentes métodos de valuation na avaliação de empresas novas. Através de dados financeiros da Tesla, de pares do mercado automobilístico e do próprio mercado, foram feitas análises de três diferentes métodos de valuation: Fluxos de Caixa Descontados, Lucro Econômico e Múltiplos. A Tesla, mesmo sendo uma empresa já em um estado mais maduro que uma empresa nova, sua avaliação ainda passa pelos mesmos desafios que muitas startups, apontando distorções em cada um dos métodos, de forma que a utilização de diferentes métodos se torna necessária para visualizar essas diferenças, principalmente para empresas menos consolidadas.
Keywords in original language : Avaliação
Empresas
Finanças
Tesla
Veículo Elétrico
Abstract: New companies and business models bring challenges to their valuation, so that traditional methods are distorted by some drivers, and less traditional methods have less credibility because they depend on the company's own expectations. Thinking about this process, Tesla, as a fast-growing company in a new market that competes with an already consolidated market, is used as a case study to analyze the effects of different valuation methods on the valuation of new companies. Using financial data from Tesla, from its peers in the automobile industry and from the industry itself, three different valuation methods analysis were made: Discounted Cash Flows, Economic Value Added and Multiples. Tesla, even being a company already in a more mature state than a new company, its valuation still goes through the same challenges as many startups, pointing out distortions in each method, so that the use of different methods becomes necessary to visualize these differences, mainly for less consolidated companies.
Keywords (english terms): Valuation
Companies
Finance
Tesla
Electric Vehicle
Language: Português
CNPq Area: Ciências Exatas e da Terra
Ciências Sociais Aplicadas
Copyright: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS OLIVEIRA PINTO SANSALONI_Trabalho.pdfLUCAS OLIVEIRA PINTO SANSALONI_Trabalho316.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
LUCAS OLIVEIRA PINTO SANSALONI_Termo Autorização.pdfLUCAS OLIVEIRA PINTO SANSALONI_Termo Autorização87.36 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.