Como a incerteza gerada pela pandemia da covid-19, afeta o comportamento de compras da indústria: o caso de uma empresa do setor de alimentos

dc.contributor.advisorANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE
dc.contributor.authorMedeiros, Rogério de
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorMedeiros, Rogério de
dc.date.accessioned2023-06-15T14:37:43Z
dc.date.available2023-06-15T14:37:43Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO cenário de pandemia global, no início de 2020, materializado em decorrência do surgimento da “COVID-19” (ou SARS-CoV-2, popularmente chamada de ‘Coronavírus’), impôs uma série de restrições a toda a população com a decretação de lockdown (fechamento ou restrição de acesso aos mais diversos estabelecimentos como escolas, restaurantes, cafés, academias, dentre outros) e necessidade do distanciamento social, gerando nas pessoas a necessidade da busca por novas formas de acessá-los. Isso tudo obrigou as empresas a se adequarem e a ampliarem o formato de oferta dos seus produtos e serviços. A reboque da pandemia, com o desconhecimento dos seus impactos e consequências, veio a incerteza, que afetou diretamente as mais diversas cadeias de suprimentos, assim como todas as empresas nelas inseridas. Enquanto essas cadeias enfrentavam interrupções significativas a montante (upstream), interrupções significativas eram causadas também à jusante (downstream), decorrentes de fatores como, por exemplo, compras em pânico, ocasionando estoques de alimentos em excesso. A partir disto, e como um efeito indireto dessas interrupções de fornecimento das cadeias de suprimentos, o comportamento de compras da indústria também acabou sendo impactado. Desta forma, este estudo tem como objetivo geral responder como a incerteza gerada pela pandemia, e a pandemia em si, afetaram o comportamento de compras da indústria: o tamanho dos pedidos, a frequência de pedidos e o mix de pedidos de compras realizadas pela indústria de alimentos. Para responder a essas questões, se fez uso de uma base de dados secundários de uma empresa pertencente ao setor de alimentos que atua no mercado brasileiro, posicionada a montante dessa cadeia de suprimentos, através de um estudo empírico e quantitativo. O método estatístico aqui utilizado é a regressão múltipla em painel, considerando todas as vendas realizadas para o mercado interno, no período correspondido pelos meses de março a dezembro de 2019, sem pandemia, e de março a dezembro de 2020, com pandemia, totalizando vinte meses de observações. Os resultados obtidos indicam que, em períodos de maior incerteza, os clientes ficam mais reticentes em fazer compras, a ponto de quando as fazem, fazem em tamanhos menores. Por outro lado, verificou-se que em períodos de maior incerteza os clientes recebem um estímulo de comprar em uma quantidade maior de vezes (maior frequência de compras). Contudo, olhando para no mix de pedidos, verificou-se que este não foi afetado pela incerteza. Por fim, pode-se afirmar que a pandemia modera a relação entre a incerteza e o tamanho, a frequência e o mix de pedidos de compras realizadas por seus clientes.pt_BR
dc.description.otherThe global pandemic scenario in early 2020, materialized as a result of the emergence of "COVID-19" (or SARS-CoV-2, popularly called 'Coronavirus'), imposed a series of restrictions on the entire population with the decree of lockdown (restriction of access to many schools, restaurants, cafes, gyms and other businesses) and necessity of social distancing, causing to people the need of searching for new ways to access such facilities. All of this forced companies to adapt and expand the way they offer their products and services. In addition to the ignorance about Coronavirus impacts and its consequences, came uncertainty, which directly affected the most diverse supply chains, as well as all the companies included in them. And while this supply chains faced significant interruptions upstream, many interruptions were also caused downstream due to factors such as, for example, the realization of panicking purchases by their consumers, causing excess of food stocking in their residencies. From this, and as an indirect effect of these supply chain interruptions, the purchasing behavior of the industry ended up being impacted. Thus, this study aims to answer how the uncertainty caused by the pandemic, and the pandemic itself, affected the industry's purchasing behavior: the size and frequency of orders and the mix of purchase orders made by the food industry. To answer these questions, a secondary database of a company belonging to the food sector that operates in the Brazilian market was used, positioned upstream of this supply chain, through an empirical and quantitative study. The statistical method used here is panel multiple regression, considering all sales made to the domestic market from March to December 2019, without pandemic scenario, and from March to December 2020, with the circulation of Coronavirus, totalizing twenty months of observations. The results obtained indicate that, in periods of greater uncertainty, customers are more reluctant to make purchases, to the point that when they do, they do it in smaller sizes. On the other hand, it was found that in periods of greater uncertainty, customers are encouraged to buy more often (higher frequency of purchases). However, looking at a mixed order, it was concluded that the mix was not affected by the uncertainty. Finally, it can be said that the pandemic moderates the relation between uncertainty and the size, frequency and mix of orders made by their clients.pt_BR
dc.description.qualificationlevelMestradopt_BR
dc.format.extent90 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5718
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectComportamento de Compras da Indústriapt_BR
dc.subjectIncertezapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCadeia de Suprimentospt_BR
dc.subject.keywordsIndustry Purchasing Behaviorpt_BR
dc.subject.keywordsUncertaintypt_BR
dc.subject.keywordsPandemicpt_BR
dc.subject.keywordsSupply Chainpt_BR
dc.titleComo a incerteza gerada pela pandemia da covid-19, afeta o comportamento de compras da indústria: o caso de uma empresa do setor de alimentospt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberRINALDO ARTES
local.contributor.boardmemberTescari, Fábio Viard de Campos da Silvapt_BR
local.contributor.boardmemberTeixeira, Rafaelpt_BR
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe
relation.isBoardMemberOfPublication8b791c94-f3e5-4e04-af26-594195a8f576
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery8b791c94-f3e5-4e04-af26-594195a8f576

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
Rogerio de Medeiros - Dissertação.pdf
Tamanho:
1.74 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Rogerio de Medeiros - Dissertação

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: