Desigualdades Educacionais durante a Pandemia

dc.contributor.authorCavalcante, Vitor Fernandes
dc.contributor.authorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorCavalcante, Vitor Fernandes
dc.creatorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.date.accessioned2023-12-13T20:35:42Z
dc.date.available2023-12-13T20:35:42Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNeste artigo investigamos os determinantes do acesso à internet, do desempenho em testes padronizados e do recebimento de atividades escolares para serem realizadas em casa durante o período de fechamento das escolas para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. Resultados obtidos com modelos probabilísticos e de mínimos quadrados ordinários indicam que a pandemia do Covid-19 irá impactar a desigualdade educacional entre alunos. Alunos de instituições públicas, de grupos socioeconômicos mais vulneráveis e de estados com pior desempenho nos testes padronizados possuem menores condições de continuarem os seus estudos durante a pandemia. Além disso, nossos resultados sugerem potenciais aumentos da evasão escolar por parte de alunos mais velhos, que estejam atrasados no ensino, e das barreiras para a mobilidade social intergeracional.pt_BR
dc.description.notesProdução vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paperpt_BR
dc.description.otherIn this article we investigate the determinants of Internet access, performance on standardized tests, and receiving school activities to be carried out at home during the closing period of schools for students. Results obtained with ordinary least squares and probabilistic models indicate that the Covid-19 pandemic will impact educational inequality among students. Students from public institutions, more vulnerable socioeconomic groups, and from states with worse performance on standardized tests are less likely to continue their studies during the pandemic. In addition, our results suggest potential increases in dropout rates by older students, who are lagging behind in education, and in the barriers to intergenerational social mobility.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6175
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofseriesPolicy Paperpt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.titleDesigualdades Educacionais durante a Pandemiapt_BR
dc.typePolicy Paper
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2020/12/Policy_Paper_n51.pdf
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typePolicy Paperpt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
Policy_Paper_Desigualdades Educacionais_2020_TC.pdf
Tamanho:
679.99 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Policy_Paper_Desigualdades Educacionais_2020_TC

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: