Publication:
Desigualdades Educacionais durante a Pandemia

Thumbnail Image

Authors

Cavalcante, Vitor Fernandes
Komatsu, Bruno Kawaoka

relationships.isAdvisorOf

relationships.isCoadvisorOf

item.page.citationsscopus

Type

Policy Paper

Date

2020

Organizational Units

Abstract

Neste artigo investigamos os determinantes do acesso à internet, do desempenho em testes padronizados e do recebimento de atividades escolares para serem realizadas em casa durante o período de fechamento das escolas para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. Resultados obtidos com modelos probabilísticos e de mínimos quadrados ordinários indicam que a pandemia do Covid-19 irá impactar a desigualdade educacional entre alunos. Alunos de instituições públicas, de grupos socioeconômicos mais vulneráveis e de estados com pior desempenho nos testes padronizados possuem menores condições de continuarem os seus estudos durante a pandemia. Além disso, nossos resultados sugerem potenciais aumentos da evasão escolar por parte de alunos mais velhos, que estejam atrasados no ensino, e das barreiras para a mobilidade social intergeracional.

Keywords

Journal Title

Book's title

item.page.scopusurl

Main language

Português

Notes

Examination board

Subject Area - CNPq Classification

Ciências Sociais Aplicadas

Citation

Endorsement

Review

Supplemented By

Referenced By