Desigualdades Educacionais durante a Pandemia

Imagem de Miniatura

Autores

Cavalcante, Vitor Fernandes
Komatsu, Bruno Kawaoka

Orientador

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Policy Paper

Data

2020

Unidades Organizacionais

Resumo

Neste artigo investigamos os determinantes do acesso à internet, do desempenho em testes padronizados e do recebimento de atividades escolares para serem realizadas em casa durante o período de fechamento das escolas para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. Resultados obtidos com modelos probabilísticos e de mínimos quadrados ordinários indicam que a pandemia do Covid-19 irá impactar a desigualdade educacional entre alunos. Alunos de instituições públicas, de grupos socioeconômicos mais vulneráveis e de estados com pior desempenho nos testes padronizados possuem menores condições de continuarem os seus estudos durante a pandemia. Além disso, nossos resultados sugerem potenciais aumentos da evasão escolar por parte de alunos mais velhos, que estejam atrasados no ensino, e das barreiras para a mobilidade social intergeracional.

Palavras-chave

Titulo de periódico

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por