Desigualdades Educacionais durante a Pandemia

Imagem de Miniatura

Autores

Cavalcante, Vitor Fernandes
Komatsu, Bruno Kawaoka

Orientador

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Policy Paper

Data

2020

Unidades Organizacionais

Resumo

Neste artigo investigamos os determinantes do acesso à internet, do desempenho em testes padronizados e do recebimento de atividades escolares para serem realizadas em casa durante o período de fechamento das escolas para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. Resultados obtidos com modelos probabilísticos e de mínimos quadrados ordinários indicam que a pandemia do Covid-19 irá impactar a desigualdade educacional entre alunos. Alunos de instituições públicas, de grupos socioeconômicos mais vulneráveis e de estados com pior desempenho nos testes padronizados possuem menores condições de continuarem os seus estudos durante a pandemia. Além disso, nossos resultados sugerem potenciais aumentos da evasão escolar por parte de alunos mais velhos, que estejam atrasados no ensino, e das barreiras para a mobilidade social intergeracional.

Palavras-chave

Titulo de periódico

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por