Sistema de custos na educação pública: um possível caminho para obter dados financeiros por estudante no nível das escolas
dc.contributor.advisor | MARCELO RODRIGUES DOS SANTOS | |
dc.contributor.author | Brant, Ivan Gonzaga Rabello | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Brant, Ivan Gonzaga Rabello | |
dc.date.accessioned | 2024-03-28T15:12:26Z | |
dc.date.available | 2024-03-28T15:12:26Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | As redes de ensino básico público brasileiro não conhecem com precisão o volume de recursos que é destinado a cada uma de suas unidades escolares. A sistematização das informações financeiras da educação pública ainda não acontece em um nível de detalhamento que permita a comparabilidade entre escolas, possibilitando alocações interescolares que gerem ineficiências ou inequidades. A oferta de serviços educacionais pelo setor público tem o dever de garantir que crianças e jovens tenham acesso oportunidades iguais, sendo um mecanismo de redução de desigualdades ao invés de perpetuá-las ou aumentá-las. O presente estudo objetivou revisar a literatura sobre a Contabilidade de Custos para a definição de qual medida melhor se adequa à realidade da educação e como desenhar uma ferramenta para monitoramento desta medida. Ao compreender que o “custo” é o indicador que melhor explica as diferenças na alocação dos recursos entre as escolas para a oferta educacional, o trabalho se concentrou em como sistematizar os dados de custo, revisitando como redes de ensino monitoram a aplicação de seus recursos e abordou conceitualmente uma ferramenta cuja aplicação é comumente utilizada em organizações privadas: Sistemas de Informação de Custos (SICs). Em maior profundidade, abordou-se o estudo de caso sobre a implantação de um SIC na rede estadual de ensino básico de Pernambuco. Desafios relacionados ao contexto do setor público e a complexidade de uma organização maior que multinacionais de grande porte tenha uma dinâmica peculiar que dificulta a plena operação deste sistema. | pt_BR |
dc.description.other | Brazilian public basic education networks do not have accurate knowledge of the amount of resources allocated to each of their school units. The systematization of financial information in public education has not yet reached a level of detail that allows for comparability between schools, allowing inter-school allocations that generates inefficiencies or inequities. The provision of educational services by the public sector has the duty to ensure that children and young people have equal opportunities, serving as a mechanism to reduce inequalities rather than perpetuate or increase them. This study aimed to review the literature on Cost Accounting to define which measure best suits the reality of education and how to design a tool for monitoring this measure. By understanding that “cost” is the indicator that best explains the differences in resource allocation among schools for basic education offer, the research focused on how to systematize cost data, revisiting how education networks monitor the allocation of their resources. This study conceptually approached a tool commonly used in private organizations: Cost Information Systems (CIS). In greater depth, a case study was conducted on the implementation of a CIS in a Brazilian subnational public-school network: Pernambuco’s state basic education network. Challenges related to the context of the public sector and the complexity of an organization larger than major multinational companies present a unique dynamic that hinders the full operation of the system. | pt_BR |
dc.description.qualificationlevel | Mestrado | pt_BR |
dc.format.extent | 118 | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6482 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | custos | pt_BR |
dc.subject | contabilidade de custos | pt_BR |
dc.subject | sistemas de informação | pt_BR |
dc.subject | dados no nível escolar | pt_BR |
dc.subject.keywords | Public education | pt_BR |
dc.subject.keywords | spending | pt_BR |
dc.subject.keywords | cost accounting | pt_BR |
dc.subject.keywords | information system | pt_BR |
dc.subject.keywords | school level data | pt_BR |
dc.title | Sistema de custos na educação pública: um possível caminho para obter dados financeiros por estudante no nível das escolas | pt_BR |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | MARCELO RODRIGUES DOS SANTOS | |
local.contributor.boardmember | RICARDO PAES DE BARROS | |
local.contributor.boardmember | Gonçalves, Márcio Augusto | pt_BR |
local.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
local.type | Dissertação | pt_BR |
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