Quais variáveis podem afetar o aluno brasileiro do ensino fundamental no aprendizado
dc.contributor.advisor | LUCIANA YEUNG LUK TAI | |
dc.contributor.author | Parente, Renato Albertin | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Parente, Renato Albertin | |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T17:03:03Z | |
dc.date.available | 2022-08-17T17:03:03Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é uma análise de quais fatores podem afetar o aprendizado do aluno na escola, mais especificamente no ensino fundamentel, buscando entender quais variáveis tem maior impacto na aprendizagem do aluno atráves de testes econometricos para buscar alternativas que diminuam o atraso destes alunos. O estudo está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender os diferentes fatores que influenciam o funcionamento das escolas, bem como sua qualidade, a partir da identificação de variáveis que impactam os resultados escolares, em particular o desempenho dos alunos medido pelos sistemas de avaliações brasileiros. Dessa forma, o estudo a seguir trará conceitos de econometria, análise de base de dados em Stata e por fim uma avaliação da possível melhoria da defasagem dos alunos no ensino fundamental brasileiro. | pt_BR |
dc.description.other | The objective of this paper is an analysis of which factors can affect student learning at school, more specifically in elementary school, seeking to understand which variables have the greatest impact on student learning through econometric tests to seek alternatives that reduce the delay of these students. The study is in line with the work that seeks to understand the different factors that influence the functioning of schools, as well as their quality, from the identification of variables that impact school results, in particular student performance measured by the Brazilian assessment systems. . Thus, the following study will bring concepts of econometrics, database analysis in Stata and finally an evaluation of the possible improvement of the students' gap in Brazilian elementary school. | pt_BR |
dc.description.qualificationlevel | Graduação | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4023 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Análise | pt_BR |
dc.subject | Desempenho do alunos | pt_BR |
dc.subject | Avaliações | pt_BR |
dc.subject.keywords | Elementary School | pt_BR |
dc.subject.keywords | Analyze | pt_BR |
dc.subject.keywords | Student performance | pt_BR |
dc.subject.keywords | Assessments | pt_BR |
dc.title | Quais variáveis podem afetar o aluno brasileiro do ensino fundamental no aprendizado | pt_BR |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO | |
local.subject.capes | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
relation.isAdvisorOfPublication | d4c07f55-f9cb-41d2-a053-2b0bc21bb660 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | d4c07f55-f9cb-41d2-a053-2b0bc21bb660 | |
relation.isBoardMemberOfPublication | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 | |
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 |
Arquivos
Pacote original
1 - 2 de 2
- Nome:
- RENATO ALBERTIN PARENTE_trabalho.pdf
- Tamanho:
- 198.93 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- RENATO ALBERTIN PARENTE - Trabalho
N/D
- Nome:
- RENATO ALBERTIN PARENTE_Autorização.pdf
- Tamanho:
- 628.63 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- RENATO ALBERTIN PARENTE - Termo de autorização
Licença do pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: