Quais variáveis podem afetar o aluno brasileiro do ensino fundamental no aprendizado

dc.contributor.advisorLUCIANA YEUNG LUK TAI
dc.contributor.authorParente, Renato Albertin
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorParente, Renato Albertin
dc.date.accessioned2022-08-17T17:03:03Z
dc.date.available2022-08-17T17:03:03Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é uma análise de quais fatores podem afetar o aprendizado do aluno na escola, mais especificamente no ensino fundamentel, buscando entender quais variáveis tem maior impacto na aprendizagem do aluno atráves de testes econometricos para buscar alternativas que diminuam o atraso destes alunos. O estudo está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender os diferentes fatores que influenciam o funcionamento das escolas, bem como sua qualidade, a partir da identificação de variáveis que impactam os resultados escolares, em particular o desempenho dos alunos medido pelos sistemas de avaliações brasileiros. Dessa forma, o estudo a seguir trará conceitos de econometria, análise de base de dados em Stata e por fim uma avaliação da possível melhoria da defasagem dos alunos no ensino fundamental brasileiro.pt_BR
dc.description.otherThe objective of this paper is an analysis of which factors can affect student learning at school, more specifically in elementary school, seeking to understand which variables have the greatest impact on student learning through econometric tests to seek alternatives that reduce the delay of these students. The study is in line with the work that seeks to understand the different factors that influence the functioning of schools, as well as their quality, from the identification of variables that impact school results, in particular student performance measured by the Brazilian assessment systems. . Thus, the following study will bring concepts of econometrics, database analysis in Stata and finally an evaluation of the possible improvement of the students' gap in Brazilian elementary school.pt_BR
dc.description.qualificationlevelGraduaçãopt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4023
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectDesempenho do alunospt_BR
dc.subjectAvaliaçõespt_BR
dc.subject.keywordsElementary Schoolpt_BR
dc.subject.keywordsAnalyzept_BR
dc.subject.keywordsStudent performancept_BR
dc.subject.keywordsAssessmentspt_BR
dc.titleQuais variáveis podem afetar o aluno brasileiro do ensino fundamental no aprendizadopt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
local.subject.capesCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationd4c07f55-f9cb-41d2-a053-2b0bc21bb660
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryd4c07f55-f9cb-41d2-a053-2b0bc21bb660
relation.isBoardMemberOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
RENATO ALBERTIN PARENTE_trabalho.pdf
Tamanho:
198.93 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
RENATO ALBERTIN PARENTE - Trabalho
N/D
Nome:
RENATO ALBERTIN PARENTE_Autorização.pdf
Tamanho:
628.63 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
RENATO ALBERTIN PARENTE - Termo de autorização

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: