Quais variáveis podem afetar o aluno brasileiro do ensino fundamental no aprendizado
Autores
Parente, Renato Albertin
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2019
Resumo
O objetivo do presente trabalho é uma análise de quais fatores podem afetar o
aprendizado do aluno na escola, mais especificamente no ensino fundamentel, buscando
entender quais variáveis tem maior impacto na aprendizagem do aluno atráves de testes
econometricos para buscar alternativas que diminuam o atraso destes alunos. O estudo
está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender os diferentes fatores que
influenciam o funcionamento das escolas, bem como sua qualidade, a partir da
identificação de variáveis que impactam os resultados escolares, em particular o
desempenho dos alunos medido pelos sistemas de avaliações brasileiros. Dessa forma,
o estudo a seguir trará conceitos de econometria, análise de base de dados em Stata e
por fim uma avaliação da possível melhoria da defasagem dos alunos no ensino
fundamental brasileiro.
Palavras-chave
Ensino fundamental; Análise; Desempenho do alunos; Avaliações
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas