Quais variáveis podem afetar o aluno brasileiro do ensino fundamental no aprendizado

Imagem de Miniatura

Autores

Parente, Renato Albertin

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2019

Unidades Organizacionais

Resumo

O objetivo do presente trabalho é uma análise de quais fatores podem afetar o aprendizado do aluno na escola, mais especificamente no ensino fundamentel, buscando entender quais variáveis tem maior impacto na aprendizagem do aluno atráves de testes econometricos para buscar alternativas que diminuam o atraso destes alunos. O estudo está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender os diferentes fatores que influenciam o funcionamento das escolas, bem como sua qualidade, a partir da identificação de variáveis que impactam os resultados escolares, em particular o desempenho dos alunos medido pelos sistemas de avaliações brasileiros. Dessa forma, o estudo a seguir trará conceitos de econometria, análise de base de dados em Stata e por fim uma avaliação da possível melhoria da defasagem dos alunos no ensino fundamental brasileiro.

Palavras-chave

Ensino fundamental; Análise; Desempenho do alunos; Avaliações

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Área do Conhecimento CNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por