Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica

dc.contributor.advisorMadalozzo, Regina Carla
dc.contributor.authorChen, Jonas Honchie
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorChen, Jonas Honchie
dc.date.accessioned2021-09-13T03:15:09Z
dc.date.accessioned2015-09-16T13:37:39Z
dc.date.available2021-09-13T03:15:09Z
dc.date.available2013
dc.date.available2015-09-16T13:37:39Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractDada importância da educação para o desenvolvimento socioeconômico dos países, este estudo identifica e analisa os determinantes do desempenho escolar no contexto brasileiro. Utilizando dados da Prova Brasil de 2011, foram analisadas as características de escolas, alunos e professores associadas as notas de alunos do quinto ano do ensino fundamental da rede pública. Aplicando o método de regressões quantílicas e através da análise específica das regiões do país, foram abordados os fatores relacionados ao desempenho dos alunos procurando destacar os distintos impactos ao longo da distribuição das notas. Alguns resultados obtidos estão alinhados com a literatura relacionada ao tema, como a relação do gênero. Porém, variáveis como a cor dos alunos, apresentaram efeitos específicos como a associação negativa ou não significante nas regiões norte e nordeste. Em relação as características das escolas, destaca-se o impacto significativo da gestão administrativa ao qual as intituições estão sujeitas. Para os professores foram encontradas relações positivas de docentes com pós-graduação com a notas dos alunos, evidenciando a importância do incentivo a qualificação dado seu efeito semelhante em todos quantis.pt_BR
dc.description.otherGiven the importance of education for countries socio-economic development, this study identifies and analyzes the determinants of school performance in the Brazilian context. Using data from Prova Brasil 2011, the characteristics of schools, students and teachers associated with the fifth graders of elementary education score in public schools were analyzed. Applying the method of quantile regressions and through analysis of specific regions of the country, the factors related to the performance of students were studied seeking to highlight the different impacts across the distribution of the scores. Some results are aligned with the past studies related to the theme, as the effects of the gender in students. However, variables such as the color of the students skin had specific effects as negative or not significant in north and northeast region. In respect of the schools characteristics, we highlight the significant impact of administrative management which the institutions are subject. For teachers were found a positive relationships with teachers graduate with the students score, indicating the importance of encouraging the qualification given its has similar effect on all quantiles studied.pt_BR
dc.format.extent88 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/691
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRegressões quantílicaspt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectQuantile regressionpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.titleDeterminantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílicapt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
local.contributor.boardmemberMattos, Enlinson Henrique Carvalho De
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Jonas Honchie Chen_Trabalho.pdf
Tamanho:
1.64 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Jonas Honchie Chen_AutorizacaoAluno.pdf
Tamanho:
475.06 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: