Sustentabilidade empresarial e a percepção de valor do consumidor

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Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2020
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Projetos de Pesquisa
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Fascículo
Resumo
Na última década tem-se verificado que os consumidores estão cada vez mais preocupados com sustentabilidade. Eles buscam por produtos com atributos que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas, e cobram das empresas transparência na produção. Esse trabalho busca capturar a percepção dos consumidores sobre sustentabilidade e como ela gera valor para esse grupo de stakeholders. O objetivo principal é entender o que motiva as compras por meio do mapeamento de atributos que os consumidores mais valorizam com relação aos produtos sustentáveis. Dessa forma, as empresas podem traçar estratégias mais assertivas para atingirem seu público-alvo com foco em desenvolvimento sustentável. A metodologia desse trabalho consistiu em uma análise quantitativa. A ferramenta de pesquisa foi um questionário online feito via Qualtrics, com 288 respondentes, a maior parte deles com alto grau de escolaridade. A pesquisa avaliou principalmente comportamentos cotidianos e percepções dos respondentes, que se mostraram mais preocupados com o tema de sustentabilidade nas empresas durante a pandemia do coronavírus. Os resultados apontaram que os valores emocionais são os que mais influenciam os consumidores na hora da compra de um produto sustentável, enquanto o preço e os valores sociais são menos relevantes. Sendo assim, as empresas devem focar em estratégias de marketing que apelem para o lado emocional dos compradores (já que é o atributo mais valorizado por eles), enfatizando o impacto positivo gerado pela compra desses produtos.

Palavras-chave
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Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Braga, Farah Diba Abrantes
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas
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